Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A BNCC E AS ESPECIFICIDADES DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “EU, O OUTRO E NÓS

Palavra-chaves: ENSINO, BNCC, AUTISMO, INCLUSÃO Pôster (PO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

A BNCC atualmente tem sido foco de muitas discussões acerca das políticas que embasam e/ou devem embasar a elaboração dos currículos que norteiam a Educação Básica em nosso país, seja na esfera pública ou privada. Nesse sentido, torna-se um documento de cunho normativo, cujo foco fundamental é a inclusão, equidade, no que diz respeito a todos os direitos dos estudantes que estão matriculados no sistema de ensino. Assim o nosso trabalho tem como objetivo central mostrar/analisar como a BNCC, dentro do campo de experiências “eu, o outro e nós”, determina os objetivos de aprendizagem a serem desenvolvidos em crianças pequenas, ou seja, aquelas que estão concluindo a etapa da Educação Infantil, e ainda refletir sobre estratégias de ensino que possam contemplar as crianças, em tal faixa etária, com autismo. A pesquisa foi conduzida metodologicamente a partir de bibliografias especializadas, já que partimos inicialmente da abordagem feita pela BNCC, no que se refere aos objetivos de aprendizagem referentes as crianças concluintes da Educação Infantil, dentro de um campo de experiência específico, (eu, o outro e nós). Em seguida fizemos uma revisão/estudo bibliográfico de autores que versem sobre o autismo, para obtermos subsídios teóricos, que nos embasassem nas análises dos dados. Os resultados do trabalho mostram que cabe aos professores definirem estratégias educacionais que direcionem suas ações e que contemplem as crianças autistas, já que as mesmas necessitam, dada as suas singularidades, de mecanismos/metodologias diferenciadas de ensino.

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