REFLEXÕES ACERCA DAS OBSERVAÇÕES E PRÁTICAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
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O objetivo desta pesquisa consiste em relatar as atividades de observação e regência desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras, realizadas na Escola Estadual Santa Maria Gorete, na cidade de São José de Piranhas, Paraíba. Para tanto, o tratamento metodológico adotado compreende uma tipologia de abordagem qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso. Os processos que envolvem a construção da matemática escolar são bem complexos, mas o professor tem enquanto competência transformar o ensino e promover uma aprendizagem significativa. As dificuldades encontradas são inúmeras, provocadas por condicionantes, quais sejam: a falta de interesse dos discentes, a falta de experiência e formação adequada do sujeito professor, o estreitamento do relacionamento entre os pares, o contexto social que permeia a comunidade escolar, entre outros. 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