Os professores das ciências naturais são profissionais que tem como horizonte, entre outras metas, problematizar e transformar a realidade dos alunos promovendo uma boa interação entre eles, as ciências e o mundo. Nesse sentido, o ensino de ciências necessita acompanhar os avanços globais e estar condizente de tais necessidades. As práticas atribuídas ao professor são um dos fatores principais para contextualizar os aspectos científicos e inserir, de fato, o científico em uma aula de ciências. Para isso, a formação do professor necessita estar envolta em aspectos que incentivem a apropriação científica por parte desses professores em processo formativo e, somado a isso, refletir essa apropriação em suas aulas de ciências. O objetivo deste trabalho foi investigar como a pesquisa científica reflete na construção de conhecimento, apropriação científica e docência do professor de ciências em formação. Percebemos, através das respostas obtidas pelos participantes, que a pesquisa científica se mostra como uma atitude que transpassa práticas puramente metodológicas, mas que conota reverberações em âmbitos acadêmicos, pessoais e pode, de fato, acarretar impactos na vida dos professores em formação.