O fomento a novas metodologias de ensino em ciências e tecnologias tem integrado as instituições de educação, como princípio para o desenvolvimento socioeducativo. Tais iniciativas compõem uma diversidade de fatores passíveis a observações. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo, analisar práticas de ensino em ciências e tecnologias na educação básica, com ênfase na aprendizagem estudantil e promoção do desenvolvimento regional. Para tanto, utilizou-se de pesquisa participante, estudo de campo, estudo bibliográfico e análise de documentos, referentes a práticas extracurriculares de ensino em ciências e tecnologias, em uma escola pública estadual, localizada na Região do Cariri, interior do estado do Ceará. O estudo foi desenvolvido entre junho de 2017 e março de 2018 e apresenta dados qualitativos. Constatou-se que, as metodologias utilizadas no processo de ensino em ciências e tecnologias, pela instituição pesquisada, perpassam conteúdos curriculares institucionais e consideram a participação estudantil, como fator de promoção de ideias inovadoras e contextualizadas, na busca pelo desenvolvimento estudantil e regional. A pesquisa apontou que, as práticas extracurriculares de ensino em ciências e tecnologias, vivenciadas em âmbito da instituição, estimulam a formação interdisciplinar e sociopolítica estudantil. Por fim, constatou-se que, os resultados decorrentes das ações extracurriculares de ensino em ciências e tecnologias, na instituição pesquisada, podem promover práticas de fomento ao desenvolvimento regional à medida que haja maior adesão e valorização por parte da política institucional local.