SILVA, Clécio Danilo Dias Da. O tema água em aulas de ciências no ensino fundamental. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43265>. Acesso em: 13/11/2024 19:15
Este trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) envolvendo o tema água, favorecendo a aprendizagem contextualizada mediante processos de questionamentos, formalização de conceitos e aplicação de conhecimentos em aulas de ciências. A SD teve como base a dinâmica dos três momentos Pedagógicos de Delizoicov (2002) e envolveu: I) uso de uma questão norteadora contextualizada (problematização inicial), II) aulas dialógicas, rodas de conversas, aplicação de uma filme de animação “vamos cuidar da água” (organização do conhecimento); III) aplicação da dinâmica “movimentando-se como as moléculas de água” e construção e socialização de maquetes sobre o ciclo da água. Os resultados observados durante aplicação evidenciam o potencial da presente SD para explorar temas sobre a água em aulas de ciências na educação básica.