Os livros didáticos têm, cada vez mais se preocupado em trazer uma abordagem contextualizada dos conteúdos conceituais a serem ensinados no Ensino Médio. Porém, ainda existem livros que trazem abordagens desconexas com o cotidiano dos alunos, sobretudo os de Química. Um outro problema agravante da Educação básica é a sua utilização como o currículo desse nível de ensino. Ante o exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de “Funções Orgânicas” de um livro utilizado nas turmas de 3º ano na cidade de Remígio-PB, aprovado no PNLD 2018 e adotado por uma escola estadual da referida cidade. A pesquisa possui caráter exploratório e investigativo, e baseia-se na pesquisa qualitativa, para a categorização utilizamos a Análise de Conteúdos descrita por Bardin. Após a análise das categorias estabelecidas, atentamos que o livro em questão possui uma estrutura coerente (dentro do conceito analisado), que é uma das características recomendadas pelos PCN - nosso documento norteador durante a análise deste conceito. Um dos seus pontos mais fortes é abordagem dos conceitos químicos de forma bastante conexa com os assuntos do dia a dia, o que facilita a aprendizagem dos alunos.