Metodologias alternativas são ferramentas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, pois é uma alternativa de baixo custo e atrativa que desperta o interesse dos alunos, melhorando a aquisição de conhecimentos como também a relação professor-aluno. A associação entre citologia e genética é de grande importância para o estudo de diferentes espécies biológicas, desta forma, este trabalho teve por objetivo desenvolver e aplicar uma didática alternativa para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre ciclo endomitótico e cromossomos politênicos. A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Mendes da Silva, na cidade de Timbaúba-PE, com alunos de 3º ano. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação do conhecimento prévio, em seguida, foi ministrada uma aula tradicional, e em seguida foi realizada uma oficina para construção de cromossomos politênicos e leitura de uma literatura de cordel, por fim foi aplicado um questionário para avaliação da eficácia da metodologia desenvolvida. Os resultados apontaram um aumento do percentual de acertos no segundo questionário. Nas questões (3ª, 7ª e 9ª), a elevação na aquisição do conhecimento foi de 80%, 68% e 79%, respectivamente. Ao longo da aula, foi observado o interesse da turma em participar da oficina e, e da leitura da literatura de cordel. Os resultados obtidos neste trabalho corroboram com outras pesquisas, e desta forma reforçam o fato de que a utilização de práticas alternativas aliadas às aulas convencionais, despertam e enaltecem o aprendizado, e mostram ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.