Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTEXTUALIZANDO AS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA DE DETECÇÃO OU NÃO DE AMIDO, A PARTIR DA ANÁLISE EM TIPOS DE QUEIJOS COMERCIALIZADOS EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA

Palavra-chaves: AMIDO, FRAUDE, AULA PRÁTICA Pôster (PO) AT 06 - Ciência e Tecnologia de Alimentos: interface entre ensino e pesquisa
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo realizar uma aula prática com alunos do ensino médio do IFPB – Campus Campina Grande, detectando a presença ou a ausência de amido em três tipos de queijos, em três municípios paraibanos. Dessa forma propôs levar o conhecimento aprendido em sala de aula e no laboratório da instituição para o cotidiano dos alunos, que puderam investigar possíveis fraudes nesses alimentos, utilizando para isso o lugol (tintura de iodo a 2%). Os resultados para algumas amostras coletadas permitiu perceber como essa prática é comum em alguns tipos de queijos e despertar os alunos para esse tipo de problema, ao mesmo tempo que permitiu aproximar o aprendizado escolar com a sua vida fora da escola, desenvolvendo a contextualização dos conhecimentos.

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