Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONHECIMENTO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOS ALUNOS DEESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: A IMPORTÂNCIA DOENSINO TRANSDISCIPLINAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSDISCIPLINARIDADE, ENSINO Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
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      envolvendo a temática ambiental no currículo escolar O objetivo desta pesquisa foi de analisar os\r\n
      conhecimentos e ações dos alunos do ensino médio sobre os resíduos sólidos, refletindo sobre a importância\r\n
      do ensino ambiental transdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida com 90 alunos do ensino médio regular no\r\n
      município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um\r\n
      questionário com 09 afirmativas segundo a escala de Likert, e 08 questões subjetivas. A análise das respostas\r\n
      foram de forma quali e quantitativa. Os resultados reportaram que 45,2% dos alunos não tem certeza se\r\n
      assuntos relacionados a Educação Ambiental devem ser abordados com mais ênfase em biologia do que em\r\n
      outras disciplinas. 38,7% relataram que os professores falam sobre Educação Ambiental nas suas aulas e,\r\n
      40,3%, relataram saber o que é coleta seletiva, embora, 30,6% relataram que na sua residência não realizam\r\n
      essa prática, 51,6%, foram conscientes em relação ao ambiente. Os alunos afirmam não haver a inserção da\r\n
      Educação Ambiental nas aulas, a coleta seletiva não faz parte do cotidiano dos alunos, e a\r\n
      transdisciplinaridade não está presente no contexto escolar. A Educação Ambiental deve estar inserida no\r\n
      ambiente escolar integrando as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pensamento\r\n
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Educação Ambiental precisa ter uma abordagem transdisciplinar, unificando dos conhecimentos envolvendo a temática ambiental no currículo escolar O objetivo desta pesquisa foi de analisar os conhecimentos e ações dos alunos do ensino médio sobre os resíduos sólidos, refletindo sobre a importância do ensino ambiental transdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida com 90 alunos do ensino médio regular no município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um questionário com 09 afirmativas segundo a escala de Likert, e 08 questões subjetivas. A análise das respostas foram de forma quali e quantitativa. Os resultados reportaram que 45,2% dos alunos não tem certeza se assuntos relacionados a Educação Ambiental devem ser abordados com mais ênfase em biologia do que em outras disciplinas. 38,7% relataram que os professores falam sobre Educação Ambiental nas suas aulas e, 40,3%, relataram saber o que é coleta seletiva, embora, 30,6% relataram que na sua residência não realizam essa prática, 51,6%, foram conscientes em relação ao ambiente. Os alunos afirmam não haver a inserção da Educação Ambiental nas aulas, a coleta seletiva não faz parte do cotidiano dos alunos, e a transdisciplinaridade não está presente no contexto escolar. A Educação Ambiental deve estar inserida no ambiente escolar integrando as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pensamento sustentável dos alunos.

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