Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS

Palavra-chaves: BIOLOGIA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42941
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 82
    "titulo" => "AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID82_26052018174225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42941
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 82
    "titulo" => "AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID82_26052018174225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.