A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética, na qual se caracteriza por alterações do cromossomo 21. A pessoa que possui SD apresenta um retardo no seu desenvolvimento intelectual, necessitando de um currículo adaptado e flexível. Nesse sentido, o processo de ensino e aprendizagem se torna um obstáculo, principalmente em disciplinas pertinentes à área das ciências exatas, como a Química, considerada por muitos discentes como abstrata, sendo imprescindível uma adaptação metodológica. Portanto, o objetivo desse trabalho foi aplicar um Questionário de Sondagem (QS) a fim de verificar a percepção de alunos neurotípicos sobre a inclusão de alunos SD no ensino regular, além de reconhecer os conhecimentos prévios de cada estudante sobre o conteúdo “Reciclagem”. Um QS adaptado para o aluno SD foi elaborado e aplicado com o intuito de verificar o seu conhecimento prévio sobre tal conteúdo, no entanto, verificou-se também como é o relacionamento/interação dele com os demais alunos. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante. Os resultados demonstraram que a inclusão do aluno com síndrome de Down em escola regular foi vista pelos alunos neurotípicos de forma positiva. O conteúdo supramencionado foi bem quisto pelo aluno SD respondendo as questões com coerência.