Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

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POTENCIALIDADES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO FEMINISTA PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO À LUZ DA TEORIA DO IMAGINÁRIO, A PARTIR DA OBRA LITERÁRIA DE CIDA PEDROSA

Palavra-chaves: CIDA PEDROSA, GÊNERO, LITERATURA, TEORIA DO IMAGINÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 09 – Imaginário e gênero na literatura

Resumo

A referida pesquisa traz discussões interligadas entre os campos da Educação, Gênero, Literatura e Teoria do Imaginário. Apresenta uma reflexão acerca das construções imagéticas de gênero presente no pensamento literário-pedagógico de Cida Pedrosa. Assim, determinou-se como objetivo geral neste estudo: Compreender quais as construções imagéticas de gênero presente no pensamento literário-pedagógico de Cida Pedrosa. Os principais autores que referenciaram a presente pesquisa foram: Durand (1994), Butler (1998), Pitta (2005) Freire (1998) e Mariano (2005). A considerar a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, elementos indispensáveis a essa construção. O estudo dessas obras configura a dicotomia: literatura e prática pedagógica, tendo na pesquisa bibliográfica todo o apanhado que dará suporte a investigação de documentos necessários à discussão proposta. A discussão relatada nesse estudo foi de que o gênero é uma constituição social, a partir de concepções de imaginário constituidos socialmente, e que a arte literária como expressão do sensível, possibilita uma resignificação aos modelos impostos pela cultura, observados a partir da análise da obra literária de Cida Pedrosa.

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