Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

DAS RUAS ÀS ESCOLAS: ANÁLISE SOBRE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CABEDELO-PB

Palavra-chaves: MOVIMENTO SOCIAL, OCUPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 – Sociologia(s), Identidades, Ciborgues e Subjetividades
"2018-07-13 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42103
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "DAS RUAS ÀS ESCOLAS: ANÁLISE SOBRE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CABEDELO-PB"
    "resumo" => "O movimento “Ocupa IF Cabedelo” teve como ação principal a paralisação das atividades rotineiras, em face ao contexto político brasileiro. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi compreender como se desenvolveu o movimento de Ocupação (2016), no IFPB Cabedelo, um novo dado que se mostrou durante a realização da pesquisa foi a presença da figura da mulher dentro do movimento. Segundo os relatos, a presença das mulheres demonstrava seu espaço conquistado desde a organização do grupo de teatro em que a maioria é formada por mulheres, como também dentro da ocupação, em que a representatividade das mulheres desempenhou um papel de destaque dentro do movimento. A partir do sentido de apropriação do espaço escolar por parte dos jovens e como objetivos específicos iremos caracterizar a estrutura organizacional do movimento de ocupação no IFPB Cabedelo; e identificar como os jovens percebem o espaço escolar após o processo de ocupação da escola. O percurso metodológico foi a realização do grupo focal, com os alunos que fizeram parte da ocupação, para entender como desenvolveu o momento posterior a ocupação. Nesse sentido, com os resultados, fica perceptível a maior participação de alunos mais jovens no processo de ocupação da escola, concentrados no primeiro ano, e que a partir dos relatos demonstram uma mudança na relação desses jovens com a escola, ou seja, uma maior apropriação pelo espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 – Sociologia(s), Identidades, Ciborgues e Subjetividades"
    "palavra_chave" => "MOVIMENTO SOCIAL, OCUPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA14_ID418_11052018221926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELLA FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAELLA FERREIRA"
    "autor_email" => "raphaellaffm@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42103
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "DAS RUAS ÀS ESCOLAS: ANÁLISE SOBRE O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CABEDELO-PB"
    "resumo" => "O movimento “Ocupa IF Cabedelo” teve como ação principal a paralisação das atividades rotineiras, em face ao contexto político brasileiro. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi compreender como se desenvolveu o movimento de Ocupação (2016), no IFPB Cabedelo, um novo dado que se mostrou durante a realização da pesquisa foi a presença da figura da mulher dentro do movimento. Segundo os relatos, a presença das mulheres demonstrava seu espaço conquistado desde a organização do grupo de teatro em que a maioria é formada por mulheres, como também dentro da ocupação, em que a representatividade das mulheres desempenhou um papel de destaque dentro do movimento. A partir do sentido de apropriação do espaço escolar por parte dos jovens e como objetivos específicos iremos caracterizar a estrutura organizacional do movimento de ocupação no IFPB Cabedelo; e identificar como os jovens percebem o espaço escolar após o processo de ocupação da escola. O percurso metodológico foi a realização do grupo focal, com os alunos que fizeram parte da ocupação, para entender como desenvolveu o momento posterior a ocupação. Nesse sentido, com os resultados, fica perceptível a maior participação de alunos mais jovens no processo de ocupação da escola, concentrados no primeiro ano, e que a partir dos relatos demonstram uma mudança na relação desses jovens com a escola, ou seja, uma maior apropriação pelo espaço escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 – Sociologia(s), Identidades, Ciborgues e Subjetividades"
    "palavra_chave" => "MOVIMENTO SOCIAL, OCUPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA14_ID418_11052018221926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAPHAELLA FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "RAPHAELLA FERREIRA"
    "autor_email" => "raphaellaffm@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

O movimento “Ocupa IF Cabedelo” teve como ação principal a paralisação das atividades rotineiras, em face ao contexto político brasileiro. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi compreender como se desenvolveu o movimento de Ocupação (2016), no IFPB Cabedelo, um novo dado que se mostrou durante a realização da pesquisa foi a presença da figura da mulher dentro do movimento. Segundo os relatos, a presença das mulheres demonstrava seu espaço conquistado desde a organização do grupo de teatro em que a maioria é formada por mulheres, como também dentro da ocupação, em que a representatividade das mulheres desempenhou um papel de destaque dentro do movimento. A partir do sentido de apropriação do espaço escolar por parte dos jovens e como objetivos específicos iremos caracterizar a estrutura organizacional do movimento de ocupação no IFPB Cabedelo; e identificar como os jovens percebem o espaço escolar após o processo de ocupação da escola. O percurso metodológico foi a realização do grupo focal, com os alunos que fizeram parte da ocupação, para entender como desenvolveu o momento posterior a ocupação. Nesse sentido, com os resultados, fica perceptível a maior participação de alunos mais jovens no processo de ocupação da escola, concentrados no primeiro ano, e que a partir dos relatos demonstram uma mudança na relação desses jovens com a escola, ou seja, uma maior apropriação pelo espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.