IMPLANTAÇÃO DO NAPED COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DO CURSO DE MEDICINA: IMPACTOS INICIAIS
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 41121 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2690 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO NAPED COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DO CURSO DE MEDICINA: IMPACTOS INICIAIS" "resumo" => "Introdução: O núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente- NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba- FCM, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, constituindo-se como um instrumento de acompanhamento, orientação e supervisão das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso de medicina, com ênfase inicialmente na avaliação cognitiva dos seus módulos. Objetivo: descrever os impactos iniciais da implantação do NAPED no curso de medicina quanto a avaliação cognitiva. Metodologia: trata-se de um estudo documental baseado na análise do banco de dados do sistema qstione no último semestre de 2017 compreendendo os quatro primeiros períodos do curso. Foi analisado algumas variáveis como: questões por período, número de questões por disciplinas, questões validadas e com pareceres, níveis de dificuldade e objetivos de aprendizagem (conteúdos, habilidades, competências e referências). Resultados: Quanto a média de questões por período observou-se 50,8 e a média de questões por disciplinas foi de 11,9. Foram validadas 2047 (84,9%) questões e reprovadas 365 (15,13%). Com relação ao nível de dificuldade das questões, observou-se que 5 % foram consideradas difícil, 35 % média e 60% fácil. A maioria dos docentes não selecionaram os objetivos de aprendizagem no ato das submissões das questões (n= 44%), o que dificultou esta análise. Conclusão: Observou-se impactos inicias como mudança na construção das avaliações cognitivas do curso de medicina, as quais se tornaram mais contextualizadas, exigindo do aluno um raciocínio mais crítico e tomada de decisão nas condutas e procedimentos referentes a cada disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "NAPED, MEDICINA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA1_ID2690_21052018151825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL CAVALCANTI FONSECA" "autor_nome_curto" => "RACHEL FONSECA" "autor_email" => "rachelcfjp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 41121 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 2690 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DO NAPED COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DO CURSO DE MEDICINA: IMPACTOS INICIAIS" "resumo" => "Introdução: O núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente- NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba- FCM, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, constituindo-se como um instrumento de acompanhamento, orientação e supervisão das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso de medicina, com ênfase inicialmente na avaliação cognitiva dos seus módulos. Objetivo: descrever os impactos iniciais da implantação do NAPED no curso de medicina quanto a avaliação cognitiva. Metodologia: trata-se de um estudo documental baseado na análise do banco de dados do sistema qstione no último semestre de 2017 compreendendo os quatro primeiros períodos do curso. Foi analisado algumas variáveis como: questões por período, número de questões por disciplinas, questões validadas e com pareceres, níveis de dificuldade e objetivos de aprendizagem (conteúdos, habilidades, competências e referências). Resultados: Quanto a média de questões por período observou-se 50,8 e a média de questões por disciplinas foi de 11,9. Foram validadas 2047 (84,9%) questões e reprovadas 365 (15,13%). Com relação ao nível de dificuldade das questões, observou-se que 5 % foram consideradas difícil, 35 % média e 60% fácil. A maioria dos docentes não selecionaram os objetivos de aprendizagem no ato das submissões das questões (n= 44%), o que dificultou esta análise. Conclusão: Observou-se impactos inicias como mudança na construção das avaliações cognitivas do curso de medicina, as quais se tornaram mais contextualizadas, exigindo do aluno um raciocínio mais crítico e tomada de decisão nas condutas e procedimentos referentes a cada disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "NAPED, MEDICINA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA1_ID2690_21052018151825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RACHEL CAVALCANTI FONSECA" "autor_nome_curto" => "RACHEL FONSECA" "autor_email" => "rachelcfjp@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }