Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

IMPLANTAÇÃO DO NAPED COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA DO CURSO DE MEDICINA: IMPACTOS INICIAIS

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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Introdução: O núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente- NAPED, no âmbito da estrutura organizacional da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba- FCM, caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico, constituindo-se como um instrumento de acompanhamento, orientação e supervisão das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso de medicina, com ênfase inicialmente na avaliação cognitiva dos seus módulos. Objetivo: descrever os impactos iniciais da implantação do NAPED no curso de medicina quanto a avaliação cognitiva. Metodologia: trata-se de um estudo documental baseado na análise do banco de dados do sistema qstione no último semestre de 2017 compreendendo os quatro primeiros períodos do curso. Foi analisado algumas variáveis como: questões por período, número de questões por disciplinas, questões validadas e com pareceres, níveis de dificuldade e objetivos de aprendizagem (conteúdos, habilidades, competências e referências). Resultados: Quanto a média de questões por período observou-se 50,8 e a média de questões por disciplinas foi de 11,9. Foram validadas 2047 (84,9%) questões e reprovadas 365 (15,13%). Com relação ao nível de dificuldade das questões, observou-se que 5 % foram consideradas difícil, 35 % média e 60% fácil. A maioria dos docentes não selecionaram os objetivos de aprendizagem no ato das submissões das questões (n= 44%), o que dificultou esta análise. Conclusão: Observou-se impactos inicias como mudança na construção das avaliações cognitivas do curso de medicina, as quais se tornaram mais contextualizadas, exigindo do aluno um raciocínio mais crítico e tomada de decisão nas condutas e procedimentos referentes a cada disciplina.

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