Os equipamentos sociais possuem grande importância para a atenção básica, já que eles permitem uma aproximação entre profissionais e usuários, podendo ser utilizados para educação em saúde e busca ativa de pessoas não acompanhadas. Com isso, objetiva-se averiguar a relevância da educação em saúde nos equipamentos sociais para a formação de estudantes de medicina. O presente estudo consiste em um relato de experiência das práticas de educação em saúde sobre alimentação saudável realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de João Pessoa para 40 adolescentes. Essa prática ocorreu mediante aula expositiva, com utilização dos recursos de slides, e brincadeiras lúdicas e ativas a fim da maior atração de atenção e, consequentemente, aprendizagem dos jovens. Assim, em face da transição nutricional em que o Brasil, como país em desenvolvimento, está passando, a ação educativa em saúde para os adolescentes foi relevante para a promoção da saúde, em vista que se não houver a fomentação de uma mudança de hábitos alimentares, esses jovens continuarão suscetíveis ao desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis. Dessa maneira, visando nessa promoção, infere-se a excelência e a indispensabilidade da utilização de equipamentos sociais para a educação em saúde como estratégia da atenção básica. Por fim, a experiência e a obtenção da habilidade com práticas educativas em saúde foram de extrema valia para as acadêmicas de medicina, já que conseguiram desenvolver a capacidade de articulação em grupo e de efetuação de medidas preventivas.