A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 40642 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 2512 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Os jogos eletrônicos são vistos como um atrativo tecnológico que se faz presente na rotina das crianças. Todavia, eles vêm sendo traduzidos como um modelo antagônico que preocupa pais e professores em relação aos impactos causados no desenvolvimento infantil. Assim, objetivou-se identificar - sob a ótica dos professores – em quais aspectos os jogos eletrônicos podem influenciar no desenvolvimento das crianças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de levantamento, descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. Participaram 15 professores da educação infantil e fundamental I e II de um colégio particular na cidade de João Pessoa-PB. A coleta foi realizada individualmente utilizando-se questionário composto por duas partes: uma abordando questões sociodemograficos e outra com enfoque no objetivo específico da pesquisa. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas simples e Análise de Conteúdo Temática. Foi evidenciado que para os professores participantes, os jogos eletrônicos favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas de forma atraente por ser de caráter lúdico, no entanto, eles não fazem uso destes por falta de capacitação e recursos para associá-lo a suas práticas educacionais tradicionais. Todavia, os professores também percebem que o uso inadequado destes jogos tanto na família quanto na escola pode ocasionar problemas na socialização. Diante da problemática, concluiu-se ser necessário que profissionais como o psicólogo escolar trabalhe tais questões com pais e professores, enfocando os limites e formas de uso dos jogos, permitindo fazer com que a tecnologia esteja presente sem oportunizar danos ao desenvolvimento da criança" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "JOGOS ELETRÔNICOS, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID2512_20052018181242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARINA DE SOUZA FREIRE FURTADO" "autor_nome_curto" => "MARINA FURTADO" "autor_email" => "marinasfreire@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 40642 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 2512 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Os jogos eletrônicos são vistos como um atrativo tecnológico que se faz presente na rotina das crianças. Todavia, eles vêm sendo traduzidos como um modelo antagônico que preocupa pais e professores em relação aos impactos causados no desenvolvimento infantil. Assim, objetivou-se identificar - sob a ótica dos professores – em quais aspectos os jogos eletrônicos podem influenciar no desenvolvimento das crianças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de levantamento, descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. Participaram 15 professores da educação infantil e fundamental I e II de um colégio particular na cidade de João Pessoa-PB. A coleta foi realizada individualmente utilizando-se questionário composto por duas partes: uma abordando questões sociodemograficos e outra com enfoque no objetivo específico da pesquisa. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas simples e Análise de Conteúdo Temática. Foi evidenciado que para os professores participantes, os jogos eletrônicos favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas de forma atraente por ser de caráter lúdico, no entanto, eles não fazem uso destes por falta de capacitação e recursos para associá-lo a suas práticas educacionais tradicionais. Todavia, os professores também percebem que o uso inadequado destes jogos tanto na família quanto na escola pode ocasionar problemas na socialização. Diante da problemática, concluiu-se ser necessário que profissionais como o psicólogo escolar trabalhe tais questões com pais e professores, enfocando os limites e formas de uso dos jogos, permitindo fazer com que a tecnologia esteja presente sem oportunizar danos ao desenvolvimento da criança" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "JOGOS ELETRÔNICOS, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID2512_20052018181242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARINA DE SOUZA FREIRE FURTADO" "autor_nome_curto" => "MARINA FURTADO" "autor_email" => "marinasfreire@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }