A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 40601 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES" "resumo" => "O presente artigo desenvolve-se a partir de um relato de experiência de uma oficina desenvolvida na extensão Diálogos sobre a sexualidade com os adolescentes, realizada com aproximadamente, 60 estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino médio, de uma escola estadual situada na cidade de Campina Grande/PB, tendo como tema a gravidez não planejada na adolescência, bem como aos valores, preconceitos e tabus que permeiam essa temática. A pedagogia problematizadora preconizada por Paulo Freire se apresenta como referência do aporte teórico norteador da ação realizada, assim como as metodologias participativas, cujo foco reside em trabalhar problemas/tensões, refletindo sobre estes, para criar possíveis soluções. Neste sentido, buscamos mobilizar os estudantes para o exercício da ação-reflexão acerca do tema proposto pelos mesmos, visto que, este é um tema gerador de conflitos e tensões na escola, na família e na comunidade. Devido a falta de um espaço favorável para essa discussão na escola e na família, foi possível observar o interesse dos alunos em pensar questões atinentes à temática abordada, além de, gradativamente, tornarem-se protagonistas do processo ao serem convidados a posicionarem-se de forma crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, avaliamos como satisfatório os dados obtidos, pois podemos reiterar o uso das metodologias participativas e do diálogo como agentes potentes para viabilizar a apreensão dos adolescentes acerca da gravidez da adolescência, assim como preconceitos, tabus, valores e crenças sociais historicamente construídas em seu entorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE, GRAVIDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID482_21052018215927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA SILVA" "autor_email" => "anacatarina-16@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 40601 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 482 "titulo" => "A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES" "resumo" => "O presente artigo desenvolve-se a partir de um relato de experiência de uma oficina desenvolvida na extensão Diálogos sobre a sexualidade com os adolescentes, realizada com aproximadamente, 60 estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino médio, de uma escola estadual situada na cidade de Campina Grande/PB, tendo como tema a gravidez não planejada na adolescência, bem como aos valores, preconceitos e tabus que permeiam essa temática. A pedagogia problematizadora preconizada por Paulo Freire se apresenta como referência do aporte teórico norteador da ação realizada, assim como as metodologias participativas, cujo foco reside em trabalhar problemas/tensões, refletindo sobre estes, para criar possíveis soluções. Neste sentido, buscamos mobilizar os estudantes para o exercício da ação-reflexão acerca do tema proposto pelos mesmos, visto que, este é um tema gerador de conflitos e tensões na escola, na família e na comunidade. Devido a falta de um espaço favorável para essa discussão na escola e na família, foi possível observar o interesse dos alunos em pensar questões atinentes à temática abordada, além de, gradativamente, tornarem-se protagonistas do processo ao serem convidados a posicionarem-se de forma crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, avaliamos como satisfatório os dados obtidos, pois podemos reiterar o uso das metodologias participativas e do diálogo como agentes potentes para viabilizar a apreensão dos adolescentes acerca da gravidez da adolescência, assim como preconceitos, tabus, valores e crenças sociais historicamente construídas em seu entorno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE, GRAVIDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID482_21052018215927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA SILVA" "autor_email" => "anacatarina-16@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }