O presente artigo desenvolve-se a partir de um relato de experiência de uma oficina desenvolvida na extensão Diálogos sobre a sexualidade com os adolescentes, realizada com aproximadamente, 60 estudantes de duas turmas do 3º ano do ensino médio, de uma escola estadual situada na cidade de Campina Grande/PB, tendo como tema a gravidez não planejada na adolescência, bem como aos valores, preconceitos e tabus que permeiam essa temática. A pedagogia problematizadora preconizada por Paulo Freire se apresenta como referência do aporte teórico norteador da ação realizada, assim como as metodologias participativas, cujo foco reside em trabalhar problemas/tensões, refletindo sobre estes, para criar possíveis soluções. Neste sentido, buscamos mobilizar os estudantes para o exercício da ação-reflexão acerca do tema proposto pelos mesmos, visto que, este é um tema gerador de conflitos e tensões na escola, na família e na comunidade. Devido a falta de um espaço favorável para essa discussão na escola e na família, foi possível observar o interesse dos alunos em pensar questões atinentes à temática abordada, além de, gradativamente, tornarem-se protagonistas do processo ao serem convidados a posicionarem-se de forma crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, avaliamos como satisfatório os dados obtidos, pois podemos reiterar o uso das metodologias participativas e do diálogo como agentes potentes para viabilizar a apreensão dos adolescentes acerca da gravidez da adolescência, assim como preconceitos, tabus, valores e crenças sociais historicamente construídas em seu entorno.