DIFERENTES METODOLOGIAS PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA TRAVÉS DO PIBID
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36458 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 5217 "titulo" => "DIFERENTES METODOLOGIAS PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA TRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Considerando o processo de ensino/ aprendizagem, a geografia escolar e a educação no espaço/tempo, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos, os conteúdos escolares e uma práxis social voltada, sobretudo para uma formação cidadã que atenda as demandas sócio/educativas na atualidade. Destacamos então as dinâmicas curriculares da geografia que estabelecem os elos para a construção do conhecimento. Tendo como aporte a nossa inserção no Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID, a partir do Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. E a partir das ações propostas pelos seus integrantes, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no município de Cajazeiras – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como dinamizar e fortalecer o viés do ensino/aprendizagem dos Pibidianos no processo de formação docente, bem como dos educandos que ali se encontram. O referencial teórico-metodológico parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, nos questionários propostos para os alunos, se constitui também de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Essas etapas, tradicionalmente de como é visto e compreendido o currículo, as práticas e a formação docente processam-se de forma direta dentro de sala de aula, comprometem e evidenciam as tendências os procedimentos metodológicos e avaliativos preconizados nas propostas curriculares e nos planejamentos levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos e de avaliação de aprendizagem como elementos curriculares que norteiam a base educacional, na formação docente, os desafios reconstituem e norteiam cotidianamente para ensiná-lo por competência cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRICULO, PIBID, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5217_11092017151200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36458 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 5217 "titulo" => "DIFERENTES METODOLOGIAS PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA TRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Considerando o processo de ensino/ aprendizagem, a geografia escolar e a educação no espaço/tempo, refletimos sobre a necessidade de contextualização entre a realidade dos educandos, os conteúdos escolares e uma práxis social voltada, sobretudo para uma formação cidadã que atenda as demandas sócio/educativas na atualidade. Destacamos então as dinâmicas curriculares da geografia que estabelecem os elos para a construção do conhecimento. Tendo como aporte a nossa inserção no Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID, a partir do Subprojeto de Geografia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. E a partir das ações propostas pelos seus integrantes, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Estolano Meireles situada no município de Cajazeiras – PB. Com o objetivo que as ações desenvolvidas promovam a prática social da cidadania dos estudantes, refletindo ainda, como dinamizar e fortalecer o viés do ensino/aprendizagem dos Pibidianos no processo de formação docente, bem como dos educandos que ali se encontram. O referencial teórico-metodológico parte dos pontos pertinentes da pesquisa, com base na temática e prática docente, nos questionários propostos para os alunos, se constitui também de livros, além de artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos. Essas etapas, tradicionalmente de como é visto e compreendido o currículo, as práticas e a formação docente processam-se de forma direta dentro de sala de aula, comprometem e evidenciam as tendências os procedimentos metodológicos e avaliativos preconizados nas propostas curriculares e nos planejamentos levando em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos geográficos e de avaliação de aprendizagem como elementos curriculares que norteiam a base educacional, na formação docente, os desafios reconstituem e norteiam cotidianamente para ensiná-lo por competência cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRICULO, PIBID, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5217_11092017151200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }