A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB. Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. .