Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35308
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1141
    "inscrito_id" => 635
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA"
    "resumo" => "A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB.  Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID635_09092017111427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA"
    "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35308
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1141
    "inscrito_id" => 635
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA"
    "resumo" => "A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB.  Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID635_09092017111427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA"
    "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB. Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.