A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35308 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA" "resumo" => "A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB. Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID635_09092017111427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA" "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35308 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA" "resumo" => "A pesquisa realizada tem o objetivo de propor reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a relação professor- aluno de forma dialógica. Pensamos a sala de aula como espaço de interação, em que ideias devem ser compartilhadas e discutidas, pois a sala de aula deve contemplar as vozes dos personagens principais do processo, os educandos, esses que tem muito com o que contribuir e devem ser incentivados e instigados a se posicionarem. No entanto, ainda é frequente o silêncio como aliado dos educadores, esses que exigem disciplina e esquecem-se que estamos lidando com uma fase da vida que requer dinamicidade. Utilizamos como referenciais teóricos as ideias de Paulo Freire (2014), Irandé Antunes (2009), Rubem Alves (2014) e Maria Ester Vieira de Sousa (2002) para consistir a análise proposta na pesquisa. Realizamos a aplicação de questionários para alunos do ensino médio numa escola estadual situada na cidade de Santa Rita/PB. Foi perceptível verificar as lacunas encontradas na sala de aula, e também a importância do papel da escola diante das transformações sociais. Percebemos a necessidade e importância da interação entre os educandos, pois as práticas pedagógicas pouco promovem o diálogo, no entanto inviabilizam a possibilidade de participação dos educandos. Os alunos sabem do seu espaço na sala de aula, mas ainda falta a ação efetiva do professor para que promova o diálogo. O ensino da língua através de metodologias que façam sentido e provoquem o interesse no prazer pela leitura, no ensino de gramática e na produção textual, possibilitando de fato o ensino e aprendizagem. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID635_09092017111427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA" "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }