Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO DA GERIATRIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: GERIATRIA, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, IDOSO Pôster (PO) AT-04: Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34909
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 1008
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => """
      UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO DA GERIATRIA NA\r\n
      GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA
      """
    "resumo" => "Introdução: as diretrizes curriculares devem preparar enfermeiros que saibam atuar na prevenção de doenças e agravos, no acompanhamento clínico de comorbidades, perpassando os três níveis de complexidade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada em outubro de 2017, realizada uma pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Web of Science, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Public Medline (PubMed). Foram utilizados os descritores “Bacharelado em Enfermagem”, “Idoso” e “Geriatria”, por meio do operador booleano AND. Foram encontrados 446 artigos, sobre o tema, dos quais, nove correspondiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Resultados e Discussão: parte do que impede os profissionais de se inserirem na área da gerontologia são experiências pessoais, como preconceitos de idade ou até mesmo vivências negativas em outros momentos. Observou-se que a introdução de jogos na graduação que retratam o cotidiano dos idosos e suas limitações e a realização de práticas em lares de idosos são promissoras em ocasionar o aumento da empatia, mudando a perspectiva e levando uma busca por trabalho nesse setor. Conclusão: por meio da análise da literatura, foram encontrados indícios que apontam para uma resistência dos alunos da graduação em enfermagem em aderir a área da geriatria."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-04: Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa\u{A0}Idosa"
    "palavra_chave" => "GERIATRIA, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, IDOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA4_ID870_23102017002745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANNE CAROLINE SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ILANNE COSTA"
    "autor_email" => "ilannecarolinesc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34909
    "edicao_id" => 76
    "trabalho_id" => 1008
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => """
      UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO DA GERIATRIA NA\r\n
      GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA
      """
    "resumo" => "Introdução: as diretrizes curriculares devem preparar enfermeiros que saibam atuar na prevenção de doenças e agravos, no acompanhamento clínico de comorbidades, perpassando os três níveis de complexidade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada em outubro de 2017, realizada uma pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Web of Science, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Public Medline (PubMed). Foram utilizados os descritores “Bacharelado em Enfermagem”, “Idoso” e “Geriatria”, por meio do operador booleano AND. Foram encontrados 446 artigos, sobre o tema, dos quais, nove correspondiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Resultados e Discussão: parte do que impede os profissionais de se inserirem na área da gerontologia são experiências pessoais, como preconceitos de idade ou até mesmo vivências negativas em outros momentos. Observou-se que a introdução de jogos na graduação que retratam o cotidiano dos idosos e suas limitações e a realização de práticas em lares de idosos são promissoras em ocasionar o aumento da empatia, mudando a perspectiva e levando uma busca por trabalho nesse setor. Conclusão: por meio da análise da literatura, foram encontrados indícios que apontam para uma resistência dos alunos da graduação em enfermagem em aderir a área da geriatria."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-04: Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa\u{A0}Idosa"
    "palavra_chave" => "GERIATRIA, BACHARELADO EM ENFERMAGEM, IDOSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA4_ID870_23102017002745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANNE CAROLINE SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ILANNE COSTA"
    "autor_email" => "ilannecarolinesc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais V CIEH"
    "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017"
    "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg"
    "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: as diretrizes curriculares devem preparar enfermeiros que saibam atuar na prevenção de doenças e agravos, no acompanhamento clínico de comorbidades, perpassando os três níveis de complexidade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada em outubro de 2017, realizada uma pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Web of Science, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Public Medline (PubMed). Foram utilizados os descritores “Bacharelado em Enfermagem”, “Idoso” e “Geriatria”, por meio do operador booleano AND. Foram encontrados 446 artigos, sobre o tema, dos quais, nove correspondiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Resultados e Discussão: parte do que impede os profissionais de se inserirem na área da gerontologia são experiências pessoais, como preconceitos de idade ou até mesmo vivências negativas em outros momentos. Observou-se que a introdução de jogos na graduação que retratam o cotidiano dos idosos e suas limitações e a realização de práticas em lares de idosos são promissoras em ocasionar o aumento da empatia, mudando a perspectiva e levando uma busca por trabalho nesse setor. Conclusão: por meio da análise da literatura, foram encontrados indícios que apontam para uma resistência dos alunos da graduação em enfermagem em aderir a área da geriatria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.