Introdução: as diretrizes curriculares devem preparar enfermeiros que saibam atuar na prevenção de doenças e agravos, no acompanhamento clínico de comorbidades, perpassando os três níveis de complexidade. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada em outubro de 2017, realizada uma pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Web of Science, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Public Medline (PubMed). Foram utilizados os descritores “Bacharelado em Enfermagem”, “Idoso” e “Geriatria”, por meio do operador booleano AND. Foram encontrados 446 artigos, sobre o tema, dos quais, nove correspondiam aos critérios de inclusão da pesquisa. Resultados e Discussão: parte do que impede os profissionais de se inserirem na área da gerontologia são experiências pessoais, como preconceitos de idade ou até mesmo vivências negativas em outros momentos. Observou-se que a introdução de jogos na graduação que retratam o cotidiano dos idosos e suas limitações e a realização de práticas em lares de idosos são promissoras em ocasionar o aumento da empatia, mudando a perspectiva e levando uma busca por trabalho nesse setor. Conclusão: por meio da análise da literatura, foram encontrados indícios que apontam para uma resistência dos alunos da graduação em enfermagem em aderir a área da geriatria.