Introdução: O câncer de próstata destaca-se entre os grupos de neoplasias que mais acometem o sexo masculino pela sua alta incidência. Sabe-se que o controle do câncer de próstata envolve métodos preventivos e de detecção precoce. A sensibilização dos idosos para o cuidado em saúde acontece de forma processual constituindo numa construção que envolve a problematização de um fato, a reunião de informações e a busca por alternativa construída socialmente. Objetivo: Compreender de que maneira o idoso tem obtido informações referentes a detecção precoce e prevenção do câncer de próstata. Metodologia: Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em uma cidade mineira, onde foram abordados 48 participantes. Coleta dos depoimentos por meio de entrevistas com gravação de áudio e posterior análise por conteúdo temático. Resultados e Discussões: Identificadas três categorias que retratam o conteúdo acessado, seus impactos sobre as pessoas idosas e a finalidade implícita de sua inserção no cotidiano dos participantes quando se vislumbra o estímulo para um envelhecimento ativo e o enfrentamento do câncer de próstata (detecção precoce e prevenção), a saber: a televisão disseminando conteúdo de saúde sobre prevenção e diagnóstico precoce para o câncer de próstata, a leitura e os profissionais de saúde como alternativas para a construção de conceitos sobre prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e a internet favorecendo contato intergeracional e de rede de apoio para o enfrentamento do câncer de próstata. Conclusões: O acesso as tecnologias de informação favoreceram a construção de conceitos, valores e vínculos capazes de impactar sobre a adesão para a detecção precoce e prevenção do câncer de próstata e favorecer um envelhecimento ativo e saudável.