EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INSERÇÃO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA AUTONOMIA DE ALUNOS IDOSOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34323 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 1012 "inscrito_id" => 2889 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INSERÇÃO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA AUTONOMIA DE ALUNOS IDOSOS" "resumo" => "Este trabalho buscou investigar os significados de Educação e de Escola para alunos idosos da EJA, bem como, a contribuição da escola para o processo de socialização e de consolidação da autonomia e da independência desses sujeitos, com reflexos em seu cotidiano, propiciando um envelhecimento ativo e bem sucedido. Foi analisada a presença de alunos idosos na escola, caracterizando o aluno idoso da Educação de Jovens e Adultos, especialmente os alunos idosos de uma Escola Classe do Paranoá, no Distrito Federal, com ênfase na relação que esse grupo mantém com a educação e com a escola que, por sua vez, é descrita como um espaço de inserção social. A construção do referencial teórico se deu a partir da exposição do panorama do idoso no Brasil e na Educação, destacando o aumento da população idosa, o idoso no contexto educacional, suas lembranças de uma infância sem escola, sem estudo, o que os atrai para a escola, para a EJA, além de suas impressões quanto às contribuições da EJA para suas vidas, seu cotidiano, com ênfase na consolidação de sua autonomia, de sua independência e nos benefícios para a saúde. Em relação à metodologia utilizada e ao desenvolvimento do presente trabalho, inicialmente caracterizou-se o campo de pesquisa e, na sequência, classificada como uma pesquisa qualitativa e especialmente participante, com a aplicação de entrevistas não diretivas como instrumento para obtenção de dados e a realização de uma atualização bibliográfica acerca do tema, somando-se a isso as experiências vivenciadas ao longo do ano de 2016. Em conclusão, foi constatado que o atual quadro demográfico brasileiro aponta o aumento no número da parcela idosa da população, configurando uma nova realidade, o que gera a necessidade de repensar, reelaborar e reestruturar a sociedade a partir da observação e da percepção dessa nova configuração social, da vivência, da inserção e da interação com todos os sujeitos desse novo mundo, com destaque para os idosos, compreendendo novos conceitos e as atuais concepções de velhice, de velho, de idoso e do próprio processo de envelhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-08: Envelhecimento Ativo e Bem sucedido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDOSO, SOCIALIZAÇÃO, AUTONOMIA, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA8_ID2889_23102017012555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO MARCELO RAPOSO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO RAPOSO" "autor_email" => "almeidacmra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34323 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 1012 "inscrito_id" => 2889 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INSERÇÃO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA AUTONOMIA DE ALUNOS IDOSOS" "resumo" => "Este trabalho buscou investigar os significados de Educação e de Escola para alunos idosos da EJA, bem como, a contribuição da escola para o processo de socialização e de consolidação da autonomia e da independência desses sujeitos, com reflexos em seu cotidiano, propiciando um envelhecimento ativo e bem sucedido. Foi analisada a presença de alunos idosos na escola, caracterizando o aluno idoso da Educação de Jovens e Adultos, especialmente os alunos idosos de uma Escola Classe do Paranoá, no Distrito Federal, com ênfase na relação que esse grupo mantém com a educação e com a escola que, por sua vez, é descrita como um espaço de inserção social. A construção do referencial teórico se deu a partir da exposição do panorama do idoso no Brasil e na Educação, destacando o aumento da população idosa, o idoso no contexto educacional, suas lembranças de uma infância sem escola, sem estudo, o que os atrai para a escola, para a EJA, além de suas impressões quanto às contribuições da EJA para suas vidas, seu cotidiano, com ênfase na consolidação de sua autonomia, de sua independência e nos benefícios para a saúde. Em relação à metodologia utilizada e ao desenvolvimento do presente trabalho, inicialmente caracterizou-se o campo de pesquisa e, na sequência, classificada como uma pesquisa qualitativa e especialmente participante, com a aplicação de entrevistas não diretivas como instrumento para obtenção de dados e a realização de uma atualização bibliográfica acerca do tema, somando-se a isso as experiências vivenciadas ao longo do ano de 2016. Em conclusão, foi constatado que o atual quadro demográfico brasileiro aponta o aumento no número da parcela idosa da população, configurando uma nova realidade, o que gera a necessidade de repensar, reelaborar e reestruturar a sociedade a partir da observação e da percepção dessa nova configuração social, da vivência, da inserção e da interação com todos os sujeitos desse novo mundo, com destaque para os idosos, compreendendo novos conceitos e as atuais concepções de velhice, de velho, de idoso e do próprio processo de envelhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-08: Envelhecimento Ativo e Bem sucedido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, IDOSO, SOCIALIZAÇÃO, AUTONOMIA, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA8_ID2889_23102017012555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO MARCELO RAPOSO DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO RAPOSO" "autor_email" => "almeidacmra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }