COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO NA CULTURA POPULAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34261 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO NA CULTURA POPULAR" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi conhecer o comportamento do consumidor idoso em relação à cultura popular, realizou-se esta pesquisa, exploratória e descritiva, com amostra de 61 idosos de dois grupos, num universo de 170 idosos. Os dados coletados num formulário de entrevista, aplicado nas reuniões dos grupos. A análise teve tratamento estatístico, apresentado em tabelas e gráficos. Os resultados revelaram que a maioria se encontra na faixa etária de 61-80 anos, do sexo feminino, casados ou viúvos, e renda de 1 a 3 salários mínimos, têm curso superior e pós graduação e são cristãos. Seguem as últimas tendências da moda, prestam atenção nas roupas de pessoas famosas, compram em lojas de menor preço e preferem marcas brasileiras. Não são influenciados pelo grupo, e não dão crédito às propagandas. Compram produtos artesanais para presentear pessoas de fora. Consideram a quadrilha a maior manifestação cultural das danças nordestinas, e a música regional a melhor dos gêneros musicais. O lazer inclui viagens e passeios com o grupo, leituras de jornais, livros e revistas. A literatura de cordel é apreciada por 88% dos pesquisados. O programa de TV preferido por 45% são as novelas, mas rejeitadas por 44%. A vaquejada não tem participação por 75% dos pesquisados. A culinária preferida é a regional, especialmente os bolos. Os valores familiares e a religião são preservados. Conclui-se que a pesquisa revelou alguns aspectos do comportamento do consumidor idoso em relação à cultura popular, e poderá servir de referência para outros estudos." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "IDOSOS, CONSUMIDOR, COMPORTAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD2_SA15_ID1775_16102017220127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LUCIA BARRETO MOTTA" "autor_nome_curto" => "VERA MOTTA" "autor_email" => "vlbmotta@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACISA (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34261 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 866 "inscrito_id" => 1775 "titulo" => "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO NA CULTURA POPULAR" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi conhecer o comportamento do consumidor idoso em relação à cultura popular, realizou-se esta pesquisa, exploratória e descritiva, com amostra de 61 idosos de dois grupos, num universo de 170 idosos. Os dados coletados num formulário de entrevista, aplicado nas reuniões dos grupos. A análise teve tratamento estatístico, apresentado em tabelas e gráficos. Os resultados revelaram que a maioria se encontra na faixa etária de 61-80 anos, do sexo feminino, casados ou viúvos, e renda de 1 a 3 salários mínimos, têm curso superior e pós graduação e são cristãos. Seguem as últimas tendências da moda, prestam atenção nas roupas de pessoas famosas, compram em lojas de menor preço e preferem marcas brasileiras. Não são influenciados pelo grupo, e não dão crédito às propagandas. Compram produtos artesanais para presentear pessoas de fora. Consideram a quadrilha a maior manifestação cultural das danças nordestinas, e a música regional a melhor dos gêneros musicais. O lazer inclui viagens e passeios com o grupo, leituras de jornais, livros e revistas. A literatura de cordel é apreciada por 88% dos pesquisados. O programa de TV preferido por 45% são as novelas, mas rejeitadas por 44%. A vaquejada não tem participação por 75% dos pesquisados. A culinária preferida é a regional, especialmente os bolos. Os valores familiares e a religião são preservados. Conclui-se que a pesquisa revelou alguns aspectos do comportamento do consumidor idoso em relação à cultura popular, e poderá servir de referência para outros estudos." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT-15: Envelhecimento e Interdisciplinaridade" "palavra_chave" => "IDOSOS, CONSUMIDOR, COMPORTAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD2_SA15_ID1775_16102017220127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LUCIA BARRETO MOTTA" "autor_nome_curto" => "VERA MOTTA" "autor_email" => "vlbmotta@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACISA (FACISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }