Introdução: O Brasil encontra-se inserido em um grupo de países que atualmente vivenciam uma acelerada transição demográfica, especialmente em virtude da redução nas taxas de fecundidade, o que acarreta mudanças significativas na conformação etária da população. Neste contexto, os profissionais de enfermagem devem estar capacitados não somente para exercer suas competências técnicas, mas também para compreender as necessidades da pessoa idosa e serem capazes de cooperar em seu suprimento. Por longos anos, a formação do profissional de enfermagem foi vista apenas como a construção técnica do processo do cuidar, sem qualquer associação com o olhar científico. Porém, atualmente a produção acadêmica tem destacado-se como integrante imprescindível da formação de um profissional crítico e agente ativo do seu próprio conhecimento. Dessa forma, por meio da associação de aprendizados consolidados durante seu desenvolvimento acadêmico, o graduando possui sua futura assistência como profissional de enfermagem aperfeiçoada. O presente trabalho tem por objetivo relatar a importância da elaboração de artigos científicos, acerca do processo do envelhecer, no aperfeiçoamento do discente de enfermagem, por meio de experiências adquiridas durante a disciplina Cuidar de Enfermagem em Saúde do Idoso, ofertada no ano de 2016 pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, construído com base nas experiências adquiridas por meio da elaboração de um artigo científico de revisão de literatura integrativa no semestre letivo de 2016.2. Resultados e discussão: A construção de um artigo de revisão de literatura integrativa propôs o agrupamento de inúmeros materiais acessíveis, acerca da temática em questão, com a intenção de contribuir no processo de compreensão de eventos ou na ampliação de conhecimentos que colaboraram no desenvolvimento das práticas em saúde. Assim, a elaboração destes trabalhos é compreendida como um dos meios mais propícios de se apropriar de determinados conhecimentos acerca do tema proposto no meio acadêmico. À dupla em pauta foi destinada a construção de um artigo acerca da Doença de Alzheimer, escolhido por método de sorteio, com foco no cuidado ao portador da doença pautado no princípio bioético da autonomia, escolhido por predileção da dupla. A construção do saber pautado na associação de conhecimentos técnicos e científicos têm sido capaz de transformar o discente de enfermagem em profissional e cidadão conhecedor das mudanças que refletem não somente na atenção em saúde, mas também nas demais esferas sociais. Este conhecimento, que possui como consequência a formação da criticidade, por sua vez se expressa em forma de uma maior efetividade e resolutividade no processo do cuidar destinado à pessoa idosa. Conclusão: A construção do artigo científico do tipo revisão de literatura integrativa possibilitou ao graduando de enfermagem coletar e correlacionar informações sobre o processo do envelhecimento, que são capazes de fundamentar a construção do conhecimento científico acerca do grupo populacional que mais cresce atualmente. Assim, a associação entre os saberes técnicos e científicos construídos durante o perpassar da disciplina em questão é um método eficaz no embasamento do graduando para o exercício de sua futura profissão.