A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA COMO UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: ÉTICA, QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3397 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 3223 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA COMO UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: ÉTICA, QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O envelhecimento traz consigo as experiências de vida cumulativas das anteriores, e ao mesmo tempo, denuncia limitações causadas pelos anos de uso da máquina-corpo, que são explicitadas através de fragilidades físicas, cognitivas e comportamentais. Tais dificuldades acarretam, no idoso, a vivência de barreiras sociais, como os processos de exclusão, estereotipação e restrições à autonomia. É preciso, portanto, usar de estratégias para promover a saúde do idoso, e as práticas educativas podem contribuir para que o idoso se sinta relevante na sociedade, a quesito de cidadania e melhoria de qualidade de vida. OBJETIVO: Refletir sobre o processo de educação como estratégia de promoção à saúde da pessoa idosa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caráter reflexivo, desenvolvido por meio de revisão sistemática, em que a pesquisa se fez pelo banco de dados da Biblioteca Cochrane e da Scienteific Eletronic Library Online (SciELO), para tal foram utilizados os descritores ensino; aprendizagem; envelhecimento. Os critérios de exclusão foram artigos científicos completos, em língua portuguesa, com publicação nos últimos 10 anos e que abordassem o processo de envelhecimento e a educação como medida de promoção à saúde da pessoa idosa. RESULTADOS: As análises textuais apontam que a aprendizagem é um processo permanente de construção, e cabe usa-la de maneira a promover um envelhecimento bem sucedido abarcando o idoso em seus diversos aspectos: biopsicológicos, político, espiritual, religioso e sociocultural no processo de educação. Torna-se possível a prática educacional como medida de promoção da saúde e cidadania da pessoa idosa, através do o processo de ensino-aprendizagem possibilitando ao idoso reflexões em torno de seu ambiente, vivências e realidade mais próxima, elevando seu nível de consciência acerca de si e do coletivo. CONCLUSÃO: A criação de métodos que possibilitem um envelhecimento bem-sucedido, qualidade de vida, deve visualizar o processo educativo como uma estratégia para vencer os desafios impostos aos idosos pela idade e pela sociedade, proporcionando ao ser idoso liberdade e autonomia diante do viver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, ENVELHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_idinscrito_3223_5fbffb1d2890ad7cf2b56e965efa4534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THAÍS P. FERNANDES" "autor_email" => "thaisp.fernandes91@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3397 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 3223 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA COMO UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: ÉTICA, QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O envelhecimento traz consigo as experiências de vida cumulativas das anteriores, e ao mesmo tempo, denuncia limitações causadas pelos anos de uso da máquina-corpo, que são explicitadas através de fragilidades físicas, cognitivas e comportamentais. Tais dificuldades acarretam, no idoso, a vivência de barreiras sociais, como os processos de exclusão, estereotipação e restrições à autonomia. É preciso, portanto, usar de estratégias para promover a saúde do idoso, e as práticas educativas podem contribuir para que o idoso se sinta relevante na sociedade, a quesito de cidadania e melhoria de qualidade de vida. OBJETIVO: Refletir sobre o processo de educação como estratégia de promoção à saúde da pessoa idosa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caráter reflexivo, desenvolvido por meio de revisão sistemática, em que a pesquisa se fez pelo banco de dados da Biblioteca Cochrane e da Scienteific Eletronic Library Online (SciELO), para tal foram utilizados os descritores ensino; aprendizagem; envelhecimento. Os critérios de exclusão foram artigos científicos completos, em língua portuguesa, com publicação nos últimos 10 anos e que abordassem o processo de envelhecimento e a educação como medida de promoção à saúde da pessoa idosa. RESULTADOS: As análises textuais apontam que a aprendizagem é um processo permanente de construção, e cabe usa-la de maneira a promover um envelhecimento bem sucedido abarcando o idoso em seus diversos aspectos: biopsicológicos, político, espiritual, religioso e sociocultural no processo de educação. Torna-se possível a prática educacional como medida de promoção da saúde e cidadania da pessoa idosa, através do o processo de ensino-aprendizagem possibilitando ao idoso reflexões em torno de seu ambiente, vivências e realidade mais próxima, elevando seu nível de consciência acerca de si e do coletivo. CONCLUSÃO: A criação de métodos que possibilitem um envelhecimento bem-sucedido, qualidade de vida, deve visualizar o processo educativo como uma estratégia para vencer os desafios impostos aos idosos pela idade e pela sociedade, proporcionando ao ser idoso liberdade e autonomia diante do viver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, ENVELHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_idinscrito_3223_5fbffb1d2890ad7cf2b56e965efa4534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS PEREIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "THAÍS P. FERNANDES" "autor_email" => "thaisp.fernandes91@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }