RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO EM PARASITOLOGIA COM ESCOLARES,
PROFESSORES E MANIPULADORES DE ALIMENTO COMO INFLUENCIADOR NA FORMAÇÃO
ACADÊMICA DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM E
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A relação universidade/sociedade\r\n favorece a superação das condições de desigualdades e exclusão existentes, pois a extensão admite\r\n um papel fundamental para com os atores envolvidos, sendo instrumento para a socialização do\r\n conhecimento e propagação do serviço da Instituição de Ensino Superior - IES, exercendo sua\r\n responsabilidade social e proporcionando uma melhor qualidade na assistência aos sujeitos. Assim,\r\n compreende-se que a extensão nas IES, busca promover o desenvolvimento humano e social de\r\n alunos, professores, funcionários e comunidade, contribuindo para criar, aperfeiçoar e estabelecer\r\n um relacionamento de diálogo permanente e articulado entre a Universidade e a sociedade. Nesta\r\n perspectiva que o projeto de extensão: “Ação e Prevenção: Uma avaliação parasitológica em\r\n manipuladores de alimentos das escolas públicas do município de Pau dos Ferros - PROEPA”\r\n desenvolve suas ações nas escolas públicas de Pau dos Ferros - RN por meio da educação em saúde\r\n na prevenção das endoparasitoses, mostrando o enfoque das práticas educativas na prevenção das\r\n mesmas. Para tanto, a educação em saúde objetiva criar condições e reflexões para a autonomia do\r\n sujeito, adotando-o como ser integrado ao processo ensino- aprendizagem de forma ativa, com\r\n capacidade crítica e atuante na sociedade, e principalmente a capacidade de transformá-la. Sendo\r\n assim, o processo de educação em saúde permite ao extencionista desenvolver ações que\r\n possibilitam abordagens criativas e inovadoras em prol de soluções dos mais diversos problemas,\r\n atendendo a diferentes públicos, numa relação dialogal de troca de saberes com a sociedade,\r\n integrando setores produtivos e camadas sociais vulneráveis. Desta forma é notória a relevância da \r\n extensão universitária na formação acadêmica e profissional, pois o contato com a sociedade\r\n permite a construção de mutuo conhecimento, experiências reais para o desenvolvimento do ser\r\n profissional. Diante do exposto, o presente relato teve por objetivo analisar a contribuição do\r\n PROEPA na formação acadêmica e profissional dos integrantes e egressos do projeto de extensão,\r\n bem como as sensações percebidas durante as ações executadas e as facilidades e dificuldades. 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