Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33328
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA"
    "resumo" => "O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1332_23102017170744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOARES"
    "autor_email" => "raquel.ssm16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33328
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA"
    "resumo" => "O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1332_23102017170744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOARES"
    "autor_email" => "raquel.ssm16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.