CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33328 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 1007 "inscrito_id" => 1332 "titulo" => "CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA" "resumo" => "O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1332_23102017170744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOARES" "autor_email" => "raquel.ssm16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33328 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 1007 "inscrito_id" => 1332 "titulo" => "CONVIVENDO COM A HORTA NA ESCOLA" "resumo" => "O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, HORTA ESCOLAR, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1332_23102017170744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOARES" "autor_email" => "raquel.ssm16@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }