Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33070
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID320_01102017160951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA"
    "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33070
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 320
    "titulo" => "ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID320_01102017160951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA"
    "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.