ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33070 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID320_01102017160951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33070 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "ABORDAGEM DO BIOMA CAATINGA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados pelos professores, sendo, muitas vezes, o único recurso didático utilizado pelos professores, construindo um universo de conhecimento que proporciona ao educando uma melhoria no ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências a valorização do ambiente local, o estímulo ao desenvolvimento do sentido de pertencimento, o incentivo à observação do entorno e formação de consciência crítica, são dados importantes que devem ser observados nos livros, onde o professor tem de buscar dinâmicas que complementem os conteúdos expostos nos livros didáticos. O trabalho objetivou analisar o conteúdo dos livros didáticos distribuídos pelas editoras para escolha pelas escolas, segundo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), especificamente quando aborda os biomas brasileiros de maneira a verificar como está sendo retratada a Caatinga. Foram analisados oito livros didáticos, seguindo as categorias, número de páginas, imagens, exemplificação de fauna e flora locais, respectivamente. Dentre os livros didáticos analisados, constatou-se que apenas dois apresentaram informações referentes às categorias levantadas, onde os demais, muitas vezes pouco mencionam ou até mesmo nem abordam sobre a Caatinga de uma determinada localidade. Verificou-se que o bioma Caatinga é mencionado nos livros analisados, mas de maneira muito rudimentar e incipiente, faltando mais características que definam o bioma, pois algumas informações escritas não são claras suficientes para que o estudante desenvolva interesse e entusiasmo pelo estudo de seu território, cabendo ao professor complementar durante as aulas mais informações referentes ao bioma Caatinga e atentar para a escolha de livros que contextualizem de forma mais expressiva a Caatinga." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID320_01102017160951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA SILVA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }