A questão ambiental é bastante discutida nos dias atuais, levando-se em consideração que a situação real planetária é resultante dos processos naturais e principalmente antropogênicos desencadeados pela humanidade. Ao educador cabe o papel de demonstrar por meio dos conhecimentos adquiridos pré e pós formação, a real situação e, essencialmente, as atuais e futuras consequências das ações até então efetivadas pela humanidade, objetivando primordialmente a preservação do que ainda resta dos ecossistemas, pensando no suprimento das presentes e futuras gerações. Já a Ecopedagogia propõe uma nova forma de governabilidade diante da ingovernabilidade do gigantismo dos sistemas atuais de ensino, propondo a descentralização democrática e uma racionalidade baseadas na ação comunicativa. Devendo também influenciar a formação dos novos sistemas de ensino, conforme afirma Gadotti, (1999, p.175-178). Neste sentido, aprontasse imprescindível projetos desta natureza, tendo em visto que a formação docente da maioria dos professores foi defasada em relação às temáticas ambientais. Pensando nisso, o presente trabalho teve como público alvo professores de escolas públicas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, objetivada uma avaliação contínua/interdisciplinar em educação ambiental contextualizada na formação desses docentes, utilizando suporte teórico-metodológico capazes de interpretar a realidade escolar e cotidiana dos mesmos e, dos seus alunos. Nessa perspectiva, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter bibliográfico, visando atender aos pressupostos elencados nos objetivos. Resultando no pensamento metodológico para o suprimento das lacunas e das demandas ambientais existentes nos territórios do semiárido, consecutivamente o fortalecer e a relevância de se trabalhar a Educação Ambiental Escolar, contextualizando-a com a realidade geográfica local das cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA.