Estudos cientificamente aprovados esclarecem que a Educação Física auxilia no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, tendo em vista que essas atividades despertam de maneira expressiva a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança, a formação da personalidade, como também o amadurecimento psicológico. Equiparar a educação física com educação infantil é praticamente falar da importância de se alimentar, dormir, brincar, ou seja, suprir todas as suas necessidades básicas que uma pessoa naturalmente necessita. É inegável também, que a falta de um acompanhamento da psico somado a motricidade de crianças por sua vez acarretam consequências danosas ao desenvolvimento infantil. O movimento humano é construído em função de um objetivo. O ramo da psicomotricidade nada mais é, do que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade, assim sendo, é necessário que toda criança passe por todas as etapas de seu desenvolvimento, haja vista que a prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus (estado de excitabilidade do sistema nervoso que controla ou influencia os músculos esqueléticos),da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo são de extrema consideração. Desse modo, é possível destacar a importância da atividade estar presente nos currículos escolares e de se ter um professor de Educação Física trabalhando com os alunos desde os seus primórdios na Educação Infantil. O presente trabalho tem como finalidade observar o desenvolvimento psicomotor infantil, de 32 crianças com idades entre 6 e 12 anos estudantes de uma escola na zona rural de São Gonçalo do Amarante (município localizado no Rio Grande do Norte), uma vez que é fundamental para a aquisição de outras habilidades importantes, tendo em vista que as crianças, desde o seu nascimento, movimentam-se e adquirem qualidade e complexidade deste gestual motor que andam lado a lado, se aprimorando a cada dia por intermédio das diversas experiências a quais as crianças tem acesso quando correm, saltam, brincam, manuseiam objetos, etc., todo esse processo possui, em seu âmago, a relação com o movimento corporal. O movimento do corpo no espaço, constituindo-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, expressando seu fazer motriz e mobilizando as pessoas por meio de seu componente expressivo.