Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O FAZER DOCENTE DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FAZER DOCENTE, MEIO AMBIENTE, PRÁTICA CONTEXTUALIZADA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Portanto, este estudo discute a questão socioambiental no contexto escolar da Educação do Campo dando enfoque às práticas pedagógicas em EA desenvolvidas pelas professoras denominadas nesse trabalho de Flor de Mandacaru e Macambira. À vista disso, o estudo anseia responder: Qual a relação entre a Educação do Campo e a Educação Ambiental nas práticas pedagógicas das professoras de uma escola localizada no espaço rural do município de Conceição do Coité? Diante da questão levantada o objetivo foi analisar as práticas pedagógicas em EA das professoras que atuam no contexto da Educação do Campo. A metodologia trilha pelo caminho da abordagem qualitativa e para esse intento utilizou-se como técnica a entrevista semiestruturada, a observação e a análise das atividades desenvolvidas. Visando o aporte teórico da pesquisa estabeleceu-se o diálogo com Carvalho (2008), Loureiro (2014), Arroyo (2007), Souza (2011) dentre outros teóricos. O campo empírico consiste em uma escola da Educação do Campo localizada na área rural do município de Conceição do Coité-BA e os sujeitos da pesquisa são duas professoras de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I denominada de T1 (1° ao 3° ano) e T2 (4° ao 5° ano). Para efeito, a relação estabelecida da EA com a Educação do Campo nas práticas pedagógicas das professoras da escola estudada se deu através do Programa Despertar e do Projeto do CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) onde foi possível intervir na realidade do campo visando contribuir para uma prática contextualizada das professoras que atuam neste contexto tendo a inserção da EA nas escolas da Educação do Campo como forma de se pensar em práticas pedagógicas que valorizem os conhecimentos do campo.As práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA) no contexto da Educação do Campo compreendem-se em processo educativo voltado para as necessidades do ambient" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAZER DOCENTE, MEIO AMBIENTE, PRÁTICA CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID414_06072017124519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIO ROBERTO MEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO MEIRA" "autor_email" => "claudiomeira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33766 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 414 "titulo" => """ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: \r\n O FAZER DOCENTE DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO """ "resumo" => "As práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA) no contexto da Educação do Campo compreendem-se em processo educativo voltado para as necessidades do ambiente social no qual a escola se insere. 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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA) no contexto da Educação do Campo compreendem-se em processo educativo voltado para as necessidades do ambiente social no qual a escola se insere. Portanto, este estudo discute a questão socioambiental no contexto escolar da Educação do Campo dando enfoque às práticas pedagógicas em EA desenvolvidas pelas professoras denominadas nesse trabalho de Flor de Mandacaru e Macambira. À vista disso, o estudo anseia responder: Qual a relação entre a Educação do Campo e a Educação Ambiental nas práticas pedagógicas das professoras de uma escola localizada no espaço rural do município de Conceição do Coité? Diante da questão levantada o objetivo foi analisar as práticas pedagógicas em EA das professoras que atuam no contexto da Educação do Campo. A metodologia trilha pelo caminho da abordagem qualitativa e para esse intento utilizou-se como técnica a entrevista semiestruturada, a observação e a análise das atividades desenvolvidas. Visando o aporte teórico da pesquisa estabeleceu-se o diálogo com Carvalho (2008), Loureiro (2014), Arroyo (2007), Souza (2011) dentre outros teóricos. O campo empírico consiste em uma escola da Educação do Campo localizada na área rural do município de Conceição do Coité-BA e os sujeitos da pesquisa são duas professoras de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I denominada de T1 (1° ao 3° ano) e T2 (4° ao 5° ano). Para efeito, a relação estabelecida da EA com a Educação do Campo nas práticas pedagógicas das professoras da escola estudada se deu através do Programa Despertar e do Projeto do CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) onde foi possível intervir na realidade do campo visando contribuir para uma prática contextualizada das professoras que atuam neste contexto tendo a inserção da EA nas escolas da Educação do Campo como forma de se pensar em práticas pedagógicas que valorizem os conhecimentos do campo.

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