IMPACTO DA TERAPIA POR EXPOSIÇÃO À REALIDADE VIRTUAL SOBRE A MARCHA DE IDOSA COM HISTÓRICO DE LOMBOCIATALGIA: UM RELATO DE CASO
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Por ser o segmento lombar inervado por uma difusa e entrelaçada rede de nervos, torna-se difícil determinar com precisão o local de origem da dor. Várias circunstâncias contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes dolorosas lombares, desde desordens psicossociais até o sedentarismo. As doenças que acometem a coluna vertebral respondem, na maioria das vezes, ao tratamento conservador com bons resultados. Sendo assim, a fisioterapia dispõe de um gama de recursos para tratar tais distúrbios, e diante da evolução tecnológica, alguns estudos vêm colocando à prova a aplicabilidade da terapia por exposição à realidade virtual (TERV) através de vídeo games durante as sessões de fisioterapia, que agora, com a inovação dessas máquinas passaram a exigir uma maior interação física com os praticantes. Entretanto, seus efeitos não são amplamente conhecidos por se tratar de uma técnica recente, justificando a realização deste estudo. Objetivo: Observar os efeitos da terapia de exposição à realidade virtual sobre a marcha de uma paciente idosa com diagnóstico de lombociatalgia. Metodologia: Participou da pesquisa uma paciente com diagnóstico de lombociatalgia, do sexo feminino, 66 anos de idade, agricultora, sem histórico de quedas, praticante de atividade física, ensino fundamental incompleto e residente na cidade de Caruaru/PE. Na etapa 0, os pesquisadores fizeram leitura e discussão dos instrumentos para sistematizar os critérios de avaliação. Na etapa 1 o estado mental foi avaliado através do Mini Exame do Estado Mental (MINIMENTAL) para quantificar e qualificar o status cognitivo, já a mobilidade e a função da marcha foram mensurada, respectivamente, por meio dos testes Time Up and Go (TUG) e Dynamic Gait Index (DGI). Na etapa 2, foi realizado a intervenção fisioterapêutica com TERV, por meio do software Nintendo Wii com Board Balance. Foram realizados 10 sessões com duração de 20 minutos cada. 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