SANTOS, Danielle Simone Oliveira Dos et al.. Dia c: dia da ciência na escola. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31554>. Acesso em: 22/12/2024 12:35
A socialização de experiências exitosas é crucial para o aprimoramento da prática pedagógica, sendo assim, vimos a necessidade dentro do processo de formação continuada de partilharmos nossas atividades oriunda da carga horária do processo de formação de Ciências Naturais. Estabelecendo uma semana para todas as escolas realizarem a exposição de suas atividades, por isso o DIA C, pois cada escola determinaria e tem a autonomia para escolher a data que lhe convier. Tendo a Secretária de Educação com um órgão responsável por fazer a capacitação desses profissionais da educação através de treinamentos, cursos e reuniões, é de suma importância que a mesma esteja atenta as reais necessidades de cada professor e consequentemente do seu alunado. O projeto estende-se a todas as unidades de ensino de educação de Teotônio Vilela, com execução e conseqüente exposição de todas as oficinas que foram realizadas nos encontros de formação e com sugestões de aplicação com os alunos. O processo ensino-aprendizagem, para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) deve estar voltado para o ensino de habilidades que gerem o desenvolvimento de uma ou mais competências do aluno. Percebeu-se um avanço significativo no desempenho dos educandos nas aulas de Ciências, pois para eles realizaram as atividades propostas na carga horária à distância no processo de formação continuada foi muito motivador porque as atividades em sua grande maioria são lúdicas e atrativas partindo do concreto e não apenas de forma conceitual e abstrata. Associar os conhecimentos científicos dos conteúdos abordados em sala de aula ao cotidiano, possibilita ao aluno enxergar o mundo com outra perspectiva, e isso torna-se possível uma vez que o professor participa do processo de formação continuada.