A IMPRENSA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO (1921-1922): O DISCURSO HIGIENISTA SOBRE A INFÂNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31536 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 286 "titulo" => "A IMPRENSA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO (1921-1922): O DISCURSO HIGIENISTA SOBRE A INFÂNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE." "resumo" => "O presente artigo descreve os aspectos da Instrução Pública no nível primário na Parahyba do Norte no início do século XX, ampliando o entendimento sobre a organização escolar vigente, particularmente no que diz respeito à produtividade do discurso médico higienista na escola. O estudo realizado insere-se no campo de conhecimento sobre a História da Infância e da História Cultural da Educação, com foco nos discursos produzidos por um jornal pedagógico. Para isso a fonte utilizada para a pesquisa na área da História da Educação foi um impresso elaborado por professores que traz questões importantes para se pensar a instrução pública e a higiene escolar na Primeira República, sobretudo no período histórico de 1921 e 1922. Procuramos entender como se deu a Instrução Pública na Parahyba e o papel desempenhado pelos educadores a partir da análise das matérias jornalísticas que pretendiam disseminar as últimas novidades para embasar as ações higienizadoras na sociedade e na educação. A metodologia utilizada está ancorada na análise documental, segundo a abordagem da historiografia da educação e da análise de discurso, na perspectiva da História Cultural e das ferramentas de Michel Foucault, através da analítica de saber-poder, contemplados por outras fontes, de caráter bibliográfico. Os estudos realizados apontam a importância da fonte para a compreensão dos significados atribuídos à infância e as orientações de como deveria ser educada atendendo aos ditames da higiene, onde a escola propagou as ações higienizadoras no âmbito educacional, projetando um conjunto de normas e regras para uma sociedade parahybana saudável e educada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "HIGIENE ESCOLAR., INSTRUÇÃO PÚBLICA., INFÂNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID286_13092017230903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANNA MARIA SANTOS BORGES" "autor_nome_curto" => "ALANNA BORGES" "autor_email" => "alannam.borges@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31536 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 286 "titulo" => "A IMPRENSA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO (1921-1922): O DISCURSO HIGIENISTA SOBRE A INFÂNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE." "resumo" => "O presente artigo descreve os aspectos da Instrução Pública no nível primário na Parahyba do Norte no início do século XX, ampliando o entendimento sobre a organização escolar vigente, particularmente no que diz respeito à produtividade do discurso médico higienista na escola. O estudo realizado insere-se no campo de conhecimento sobre a História da Infância e da História Cultural da Educação, com foco nos discursos produzidos por um jornal pedagógico. Para isso a fonte utilizada para a pesquisa na área da História da Educação foi um impresso elaborado por professores que traz questões importantes para se pensar a instrução pública e a higiene escolar na Primeira República, sobretudo no período histórico de 1921 e 1922. Procuramos entender como se deu a Instrução Pública na Parahyba e o papel desempenhado pelos educadores a partir da análise das matérias jornalísticas que pretendiam disseminar as últimas novidades para embasar as ações higienizadoras na sociedade e na educação. A metodologia utilizada está ancorada na análise documental, segundo a abordagem da historiografia da educação e da análise de discurso, na perspectiva da História Cultural e das ferramentas de Michel Foucault, através da analítica de saber-poder, contemplados por outras fontes, de caráter bibliográfico. Os estudos realizados apontam a importância da fonte para a compreensão dos significados atribuídos à infância e as orientações de como deveria ser educada atendendo aos ditames da higiene, onde a escola propagou as ações higienizadoras no âmbito educacional, projetando um conjunto de normas e regras para uma sociedade parahybana saudável e educada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD09 - História da Educação" "palavra_chave" => "HIGIENE ESCOLAR., INSTRUÇÃO PÚBLICA., INFÂNCIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA9_ID286_13092017230903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANNA MARIA SANTOS BORGES" "autor_nome_curto" => "ALANNA BORGES" "autor_email" => "alannam.borges@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }