Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

MONITORIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA!

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO, MONITORIA, MONITORIA Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo é o resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros no ano de 2015. O projeto de trabalho que tem como tema: “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa!” Tendo como ênfase trabalhar de forma participativa e solidaria os conteúdos matemáticos, onde a troca de conhecimento seria o ponto máximo e assim tornando o processo ensino-aprendizagem significativo prazeroso e dinâmico. Sendo mediado pela professora Kaliane Morais de Lucena Martins do ensino fundamental II nos 9º anos na escola Estadual Coriolano de Medeiros, na disciplina de matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes de Matemática e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas dos 9º anos da referida escola. Nessa perspectiva é que se insere o projeto “Monitorias nas aulas de matemática, uma aprendizagem significativa”. Espaço de cooperação em que os educandos dos 9º anos do Ensino Fundamental II da escola Coriolano de Medeiros, assumem a docência para compartilhar saberes da disciplina de matemática com os colegas. Não só como um espaço em que o aluno ''mais forte ajuda o mais fraco'', mas em que o ensinar está indissociavelmente ligado ao aprender através da troca de conhecimentos onde sempre um tem algo a ensinar e outro algo a prender. Assim, a monitoria nas aulas de matemática no ensino fundamental II é uma proposta desafiadora, nova, interessante, interativo, dinâmico e significativo para o processo ensino-aprendizagem e vem ter uma nova configuração na relação professor /aluno e aluno/aluno com o conhecimento, além de contribuir com a redução da indisciplina tanto nas aulas de matemática com de outras disciplinas.

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