Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM EDUCOPÉDIA E O HIPERTEXTO – UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: HIPERTEXTO, EDUCOPÉDIA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma proposta de atividade interventiva, da disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS/UFPB e atrelada ao projeto de pesquisa Letramento Digital e Ensino, do professor João Wandemberg Gonçalves Maciel, ministrante da disciplina. Atividade esta, constituída de uma aplicação do Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), tido como Educopédia, direcionado ao ensino de Língua Portuguesa, abrangendo os gêneros discursivos/textuais, disponível em <http://www.educopedia.com.br/>. Em seguida, fizemos uma análise das categorias, segundo os critérios propostos por Gomes (2008): conteúdos, proposta pedagógica e público a que se destina, em “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, disponível no endereço eletrônico: <http://e-revista.unioeste.br/index/article/view/3128/2463>. O locus da intervenção foi uma escola pública, na cidade de Areia, Paraíba, em uma turma do 8º ano do ensino fundamental. O Objeto Digital de Aprendizagem atendeu alguns pontos de análise consoantes os critérios alvitrados por Gomes (2008), tais como: a proposta da atividade foi bem elaborada, adequada à linguagem dos alunos, propõe subsídios práticos, teóricos e metodológicos, através de reflexões e correções dos erros, auxiliando o docente na prática pedagógica. Acessando os links ancorados no ODA, pudemos verificar a extrema importância no trabalho com hipertextos, conforme asseveram: Coscarelli (2012), Gomes (2011), Marcuschi e Xavier (2005), dentre outros. A experiência vivenciada com o uso do hipertexto contribuiu, de forma efetiva e significativa, no ensino e na aprendizagem dos discentes participantes da atividade. Possibilitou, ainda, informações necessárias para auxiliar o docente em sua prática na sala de aula, como também, favoreceu os discentes com o uso do objeto digital de aprendizagem, ferramenta imperiosa para a utilização com os nativos digitais.

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