Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, TEMPORALIDADE Comunicação Oral (CO) GD08 - História Cultural das Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31534
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, TEMPORALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID926_21082017232055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS HANEY"
    "autor_email" => "taishaney@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31534
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, TEMPORALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID926_21082017232055.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS HANEY"
    "autor_email" => "taishaney@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.