Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31188
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "É fácil ver que, os aparatos tecnológicos estão cada vez mais especuladas como um excelente instrumento para o ensino de muitas disciplinas e, em particular, a matemática, e que o ambiente escolar tem que estar pronto para inserir tais instrumentos em suas atividades. Pois, o mercado de trabalho e a sociedade em geral exige cada vez mais que os humanos saibam trabalhar com computadores e seus softwares. Espera-se que diante dessas exigências o ambiente escolar propicie aos alunos esse contato com essas ferramentas. Sabemos que a disciplina de matemática é considerada por muitos alunos a mais difícil, um reflexo disso, é o alto índice de retenção na educação básica. Essa realidade decorre do fato que os alunos em geral não estudam matemática por não gostar e por achar a matemática chata e cansativa. O que poderia ajudar a mudar parte desse quadro, seria o professor tornar suas aulas dinâmicas, atrativas e desafiadoras para os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicação do software GeoGebra no ensino de conceitos de geometria plana. Sugerimos neste trabalho, atividades que buscam ilustrar alguns conceitos matemáticos da geometria plana, essas ilustrações busca usar o software para construir alguns conceitos de ângulos de geometria plana. Esperamos que este trabalho possa estimular os professores sobre o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática, visando sempre tornar os conceitos matemáticos mais atrativos e interessantes. E por consequência, que os alunos passem a estudar e gostar de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_21082017231235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31188
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "ENSINANDO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "É fácil ver que, os aparatos tecnológicos estão cada vez mais especuladas como um excelente instrumento para o ensino de muitas disciplinas e, em particular, a matemática, e que o ambiente escolar tem que estar pronto para inserir tais instrumentos em suas atividades. Pois, o mercado de trabalho e a sociedade em geral exige cada vez mais que os humanos saibam trabalhar com computadores e seus softwares. Espera-se que diante dessas exigências o ambiente escolar propicie aos alunos esse contato com essas ferramentas. Sabemos que a disciplina de matemática é considerada por muitos alunos a mais difícil, um reflexo disso, é o alto índice de retenção na educação básica. Essa realidade decorre do fato que os alunos em geral não estudam matemática por não gostar e por achar a matemática chata e cansativa. O que poderia ajudar a mudar parte desse quadro, seria o professor tornar suas aulas dinâmicas, atrativas e desafiadoras para os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicação do software GeoGebra no ensino de conceitos de geometria plana. Sugerimos neste trabalho, atividades que buscam ilustrar alguns conceitos matemáticos da geometria plana, essas ilustrações busca usar o software para construir alguns conceitos de ângulos de geometria plana. Esperamos que este trabalho possa estimular os professores sobre o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática, visando sempre tornar os conceitos matemáticos mais atrativos e interessantes. E por consequência, que os alunos passem a estudar e gostar de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_21082017231235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

É fácil ver que, os aparatos tecnológicos estão cada vez mais especuladas como um excelente instrumento para o ensino de muitas disciplinas e, em particular, a matemática, e que o ambiente escolar tem que estar pronto para inserir tais instrumentos em suas atividades. Pois, o mercado de trabalho e a sociedade em geral exige cada vez mais que os humanos saibam trabalhar com computadores e seus softwares. Espera-se que diante dessas exigências o ambiente escolar propicie aos alunos esse contato com essas ferramentas. Sabemos que a disciplina de matemática é considerada por muitos alunos a mais difícil, um reflexo disso, é o alto índice de retenção na educação básica. Essa realidade decorre do fato que os alunos em geral não estudam matemática por não gostar e por achar a matemática chata e cansativa. O que poderia ajudar a mudar parte desse quadro, seria o professor tornar suas aulas dinâmicas, atrativas e desafiadoras para os alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância e aplicação do software GeoGebra no ensino de conceitos de geometria plana. Sugerimos neste trabalho, atividades que buscam ilustrar alguns conceitos matemáticos da geometria plana, essas ilustrações busca usar o software para construir alguns conceitos de ângulos de geometria plana. Esperamos que este trabalho possa estimular os professores sobre o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de matemática, visando sempre tornar os conceitos matemáticos mais atrativos e interessantes. E por consequência, que os alunos passem a estudar e gostar de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.