Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE

Palavra-chaves: CURRÍCULO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MONITORIA ACADÊMICA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) GD14 - Currículo
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31442
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 28
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE"
    "resumo" => "Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MONITORIA ACADÊMICA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID28_14082017214659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA"
    "autor_email" => "anacatarina.uni@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31442
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 28
    "titulo" => "VIVÊNCIAS DE GRADUANDAS NAS MONITORIAS DE ENSINO: UM DESTAQUE À IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE"
    "resumo" => "Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD14 - Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, MONITORIA ACADÊMICA, PSICOLOGIA, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID28_14082017214659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NOBREGA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA"
    "autor_email" => "anacatarina.uni@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo propõe-se a relatar as vivências das autoras enquanto monitoras voluntárias, através do Programa Institucional de Monitoria da UFCG, buscando-se destacar e refletir sobre a importância das atividades de monitoria no ensino superior. Com isso, através de uma revisão da literatura, com uma metodologia do tipo explicativa, retrata-se as vivências da monitoria nas disciplinas de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia e na disciplina de Processos Psicológicos Básicos, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, onde a monitoria da primeira disciplina obteve a duração de dois semestres, e a segunda disciplina obteve a duração de um semestre, sendo estas disciplinas pertencentes ao antigo PPC do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados e discussão discutiu-se um pouco de como ocorre a monitoria nesta instituição de ensino superior, a vivência da monitoria na disciplina de Bases Anatomofisiológicas da Psicologia, e, a vivência da monitoria na disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Enfatizou-se que a monitoria é uma atividade de ensino que beneficia o monitor, o docente orientador e os monitorados, permitindo inclusive o despertar do monitor à profissão de professor universitário. Por fim, concluiu-se que ao explorar as possíveis contribuições da atividade de monitoria, através das experiências relatadas e da revisão literária, que a mesma é essencial e relevante no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.