Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DA TABELA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS PARA CRIANÇAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVAS CLÁSSICAS E PROPAGANDAS, TABELA DE LEITURA Pôster (PO) GD15 - Didática
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31289
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 579
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DA TABELA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Um dos desafios da modernidade consiste numa sociedade leitora, onde as pessoas possam sentir prazer no hábito de ler, para isso, a educação básica deve ser realizada de maneira operante e dinâmica, priorizando a associação e adequação de métodos e formas de ensino com a realidade dos alunos. A prática da leitura se faz constante em nosso meio, deste o primeiro momento em que compreendemos o mundo ao nosso redor com seus signos e significados (VYGOTSKY, 1996), na frequente tentativa de interpretar e decodificar o significado de tudo que nos rodeia, a pretensão de compreender as interações sociais com o olhar crítico e próprio, de discernir e distinguir a diferença entre realidade e ficção, ou seja, tudo que nos faz pensar e trazer questionamentos reflexivos intermediados pelo ato de ler (FREIRE, 2008).O principal ponto de investigação será a habilidade da leitura na sala de aula, tendo como sujeito de aquisição do saber as crianças em fase de letramento, observado a partir das propagandas e das narrativas clássicas infantis. A proposta, portanto, é dinamizar o ensino, utilizando técnicas que desenvolvam o gosto pela leitura nestas crianças, para aprendizagem da língua materna, partindo do conhecimento que eles já têm a respeito das narrativas clássicas infantis. O estudo terá como investigação uma análise bibliográfica, tendo como característica de pesquisa o caráter qualitativo, onde apresenta o interesse e a importância dos métodos de leitura na formação do conhecimento e desenvolvimento social. Para Minayo (2007), esse tipo de pesquisa consiste principalmente no interesse do investigador em aprofundar seus conhecimentos na compreensão do indivíduo como um ser social, sua estratégia e percurso ao longo de sua análise, não se limitando apenas a considerações de caráter quantitativo do meio analisado, mas, também, na compreensão do contexto histórico, crítico e social. Nesta perspectiva, esta pesquisa se justifica por propor reflexões para a pratica da leitura nos modelos de ensino nas séries iniciais de ensino, como requisito foi desenvolvido uma proposta didática que aplica uma tabela de leitura para alunos do ensino fundamental, tomando como apoio as propagandas e as narrativas clássicas infantis. A referida tabela consiste em um método alternativo e dinâmico de incentivar os alunos a prática da leitura e ao desenvolvimento do hábito de ler, já que os mesmos apresentam em sua grande maioria pouco interesse e bastante dificuldade na realização de leituras. Observado a partir das dificuldades encontradas na sala de aula, através de relatos orais dos próprios professores, em encontros pedagógicos, a qual é uma realidade latente em nossa sociedade como um todo, buscando assim métodos ou recursos didáticos que ajudem o educando no desenvolvimento da aprendizagem e no domínio nas mais diversas situações apresentadas, no processo de aquisição da leitura em sala de aula. O estudo terá como primeiro passo uma análise geral sobre os conceitos de leitura no ensino fundamental, através de estudos sobre a importância e o papel da leitura na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD15 - Didática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVAS CLÁSSICAS E PROPAGANDAS, TABELA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA15_ID579_12082017134857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA ALMEIDA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "angelicaalmeidaesilva@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31289
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 579
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA ATRAVÉS DA TABELA DE TEXTOS DIVERSIFICADOS PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Um dos desafios da modernidade consiste numa sociedade leitora, onde as pessoas possam sentir prazer no hábito de ler, para isso, a educação básica deve ser realizada de maneira operante e dinâmica, priorizando a associação e adequação de métodos e formas de ensino com a realidade dos alunos. A prática da leitura se faz constante em nosso meio, deste o primeiro momento em que compreendemos o mundo ao nosso redor com seus signos e significados (VYGOTSKY, 1996), na frequente tentativa de interpretar e decodificar o significado de tudo que nos rodeia, a pretensão de compreender as interações sociais com o olhar crítico e próprio, de discernir e distinguir a diferença entre realidade e ficção, ou seja, tudo que nos faz pensar e trazer questionamentos reflexivos intermediados pelo ato de ler (FREIRE, 2008).O principal ponto de investigação será a habilidade da leitura na sala de aula, tendo como sujeito de aquisição do saber as crianças em fase de letramento, observado a partir das propagandas e das narrativas clássicas infantis. A proposta, portanto, é dinamizar o ensino, utilizando técnicas que desenvolvam o gosto pela leitura nestas crianças, para aprendizagem da língua materna, partindo do conhecimento que eles já têm a respeito das narrativas clássicas infantis. O estudo terá como investigação uma análise bibliográfica, tendo como característica de pesquisa o caráter qualitativo, onde apresenta o interesse e a importância dos métodos de leitura na formação do conhecimento e desenvolvimento social. Para Minayo (2007), esse tipo de pesquisa consiste principalmente no interesse do investigador em aprofundar seus conhecimentos na compreensão do indivíduo como um ser social, sua estratégia e percurso ao longo de sua análise, não se limitando apenas a considerações de caráter quantitativo do meio analisado, mas, também, na compreensão do contexto histórico, crítico e social. Nesta perspectiva, esta pesquisa se justifica por propor reflexões para a pratica da leitura nos modelos de ensino nas séries iniciais de ensino, como requisito foi desenvolvido uma proposta didática que aplica uma tabela de leitura para alunos do ensino fundamental, tomando como apoio as propagandas e as narrativas clássicas infantis. A referida tabela consiste em um método alternativo e dinâmico de incentivar os alunos a prática da leitura e ao desenvolvimento do hábito de ler, já que os mesmos apresentam em sua grande maioria pouco interesse e bastante dificuldade na realização de leituras. Observado a partir das dificuldades encontradas na sala de aula, através de relatos orais dos próprios professores, em encontros pedagógicos, a qual é uma realidade latente em nossa sociedade como um todo, buscando assim métodos ou recursos didáticos que ajudem o educando no desenvolvimento da aprendizagem e no domínio nas mais diversas situações apresentadas, no processo de aquisição da leitura em sala de aula. O estudo terá como primeiro passo uma análise geral sobre os conceitos de leitura no ensino fundamental, através de estudos sobre a importância e o papel da leitura na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD15 - Didática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVAS CLÁSSICAS E PROPAGANDAS, TABELA DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA15_ID579_12082017134857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA ALMEIDA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "angelicaalmeidaesilva@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Um dos desafios da modernidade consiste numa sociedade leitora, onde as pessoas possam sentir prazer no hábito de ler, para isso, a educação básica deve ser realizada de maneira operante e dinâmica, priorizando a associação e adequação de métodos e formas de ensino com a realidade dos alunos. A prática da leitura se faz constante em nosso meio, deste o primeiro momento em que compreendemos o mundo ao nosso redor com seus signos e significados (VYGOTSKY, 1996), na frequente tentativa de interpretar e decodificar o significado de tudo que nos rodeia, a pretensão de compreender as interações sociais com o olhar crítico e próprio, de discernir e distinguir a diferença entre realidade e ficção, ou seja, tudo que nos faz pensar e trazer questionamentos reflexivos intermediados pelo ato de ler (FREIRE, 2008).O principal ponto de investigação será a habilidade da leitura na sala de aula, tendo como sujeito de aquisição do saber as crianças em fase de letramento, observado a partir das propagandas e das narrativas clássicas infantis. A proposta, portanto, é dinamizar o ensino, utilizando técnicas que desenvolvam o gosto pela leitura nestas crianças, para aprendizagem da língua materna, partindo do conhecimento que eles já têm a respeito das narrativas clássicas infantis. O estudo terá como investigação uma análise bibliográfica, tendo como característica de pesquisa o caráter qualitativo, onde apresenta o interesse e a importância dos métodos de leitura na formação do conhecimento e desenvolvimento social. Para Minayo (2007), esse tipo de pesquisa consiste principalmente no interesse do investigador em aprofundar seus conhecimentos na compreensão do indivíduo como um ser social, sua estratégia e percurso ao longo de sua análise, não se limitando apenas a considerações de caráter quantitativo do meio analisado, mas, também, na compreensão do contexto histórico, crítico e social. Nesta perspectiva, esta pesquisa se justifica por propor reflexões para a pratica da leitura nos modelos de ensino nas séries iniciais de ensino, como requisito foi desenvolvido uma proposta didática que aplica uma tabela de leitura para alunos do ensino fundamental, tomando como apoio as propagandas e as narrativas clássicas infantis. A referida tabela consiste em um método alternativo e dinâmico de incentivar os alunos a prática da leitura e ao desenvolvimento do hábito de ler, já que os mesmos apresentam em sua grande maioria pouco interesse e bastante dificuldade na realização de leituras. Observado a partir das dificuldades encontradas na sala de aula, através de relatos orais dos próprios professores, em encontros pedagógicos, a qual é uma realidade latente em nossa sociedade como um todo, buscando assim métodos ou recursos didáticos que ajudem o educando no desenvolvimento da aprendizagem e no domínio nas mais diversas situações apresentadas, no processo de aquisição da leitura em sala de aula. O estudo terá como primeiro passo uma análise geral sobre os conceitos de leitura no ensino fundamental, através de estudos sobre a importância e o papel da leitura na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.