Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

SAÚDE BUCAL: UM OLHAR SOBRE AS PRESCRIÇÕES MÉDICO-ODONTOLÓGICAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E RECLAMES PUBLICITÁRIOS DA PARAÍBA (1920-1940)

Palavra-chaves: SAÚDE BUCAL, EDUCAÇÃO, MODERNIDADE Comunicação Oral (CO) GD18 - Práticas educativas em saúde
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30974
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 10
    "titulo" => """
      SAÚDE BUCAL: UM OLHAR SOBRE AS PRESCRIÇÕES MÉDICO-ODONTOLÓGICAS\r\n
      EM ESPAÇOS ESCOLARES E RECLAMES PUBLICITÁRIOS DA PARAÍBA (1920-1940)
      """
    "resumo" => """
      A educação é uma ferramenta relevante para alcançar e modificar hábitos sociais. De tal modo que os\r\n
      médicos e dentistas do início do século XX, também pensavam dessa maneira, e viam na educação\r\n
      escolar uma estratégia de generalizar hábitos em relação à saúde em áreas como a bucal. Nesta\r\n
      direção, este trabalho se propõe analisar a circulação das prescrições do saber médico-odontológico no\r\n
      âmbito escolar paraibano no período de 1920 e 1940, bem como, analisar os reclames publicitários\r\n
      sobre o tratamento e a beleza dos dentes como discurso de formação de novas sensibilidades\r\n
      nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental que adotou como fonte principal o\r\n
      periódico A União. Como estratégia metodológica, buscou-se dialogar com a teoria da Nova História\r\n
      Cultural, enfocando não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os\r\n
      seus mecanismos de circulação e interpretações, repensando os conceitos de leituras e de apropriação\r\n
      de discursos. Sendo assim, é possível identificar no material analisado apresentação da educação bucal\r\n
      como um processo civilizatório e higiênico, onde ter um rosto belo e um sorriso bonito passou a serem\r\n
      símbolos da nação de “ordem” e do “progresso”. Dessa forma buscaremos demonstrar como foi a\r\n
      escolarização desses hábitos e como eles influenciaram uma sociedade Tendo em vista que as\r\n
      instalações de gabinetes dentários nos grupos escolares paraibanos, a partir de 1924, configuraram\r\n
      uma estratégia de mostrar que cuidar dos dentes e da boca é de completa importância para um conceito\r\n
      de civilização.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "SAÚDE BUCAL, EDUCAÇÃO, MODERNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID10_11082017101824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDA LUCIARA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALDA LUCIARA"
    "autor_email" => "aldaluciara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30974
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 10
    "titulo" => """
      SAÚDE BUCAL: UM OLHAR SOBRE AS PRESCRIÇÕES MÉDICO-ODONTOLÓGICAS\r\n
      EM ESPAÇOS ESCOLARES E RECLAMES PUBLICITÁRIOS DA PARAÍBA (1920-1940)
      """
    "resumo" => """
      A educação é uma ferramenta relevante para alcançar e modificar hábitos sociais. De tal modo que os\r\n
      médicos e dentistas do início do século XX, também pensavam dessa maneira, e viam na educação\r\n
      escolar uma estratégia de generalizar hábitos em relação à saúde em áreas como a bucal. Nesta\r\n
      direção, este trabalho se propõe analisar a circulação das prescrições do saber médico-odontológico no\r\n
      âmbito escolar paraibano no período de 1920 e 1940, bem como, analisar os reclames publicitários\r\n
      sobre o tratamento e a beleza dos dentes como discurso de formação de novas sensibilidades\r\n
      nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental que adotou como fonte principal o\r\n
      periódico A União. Como estratégia metodológica, buscou-se dialogar com a teoria da Nova História\r\n
      Cultural, enfocando não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os\r\n
      seus mecanismos de circulação e interpretações, repensando os conceitos de leituras e de apropriação\r\n
      de discursos. Sendo assim, é possível identificar no material analisado apresentação da educação bucal\r\n
      como um processo civilizatório e higiênico, onde ter um rosto belo e um sorriso bonito passou a serem\r\n
      símbolos da nação de “ordem” e do “progresso”. Dessa forma buscaremos demonstrar como foi a\r\n
      escolarização desses hábitos e como eles influenciaram uma sociedade Tendo em vista que as\r\n
      instalações de gabinetes dentários nos grupos escolares paraibanos, a partir de 1924, configuraram\r\n
      uma estratégia de mostrar que cuidar dos dentes e da boca é de completa importância para um conceito\r\n
      de civilização.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "SAÚDE BUCAL, EDUCAÇÃO, MODERNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID10_11082017101824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDA LUCIARA GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALDA LUCIARA"
    "autor_email" => "aldaluciara@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A educação é uma ferramenta relevante para alcançar e modificar hábitos sociais. De tal modo que os médicos e dentistas do início do século XX, também pensavam dessa maneira, e viam na educação escolar uma estratégia de generalizar hábitos em relação à saúde em áreas como a bucal. Nesta direção, este trabalho se propõe analisar a circulação das prescrições do saber médico-odontológico no âmbito escolar paraibano no período de 1920 e 1940, bem como, analisar os reclames publicitários sobre o tratamento e a beleza dos dentes como discurso de formação de novas sensibilidades nacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental que adotou como fonte principal o periódico A União. Como estratégia metodológica, buscou-se dialogar com a teoria da Nova História Cultural, enfocando não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os seus mecanismos de circulação e interpretações, repensando os conceitos de leituras e de apropriação de discursos. Sendo assim, é possível identificar no material analisado apresentação da educação bucal como um processo civilizatório e higiênico, onde ter um rosto belo e um sorriso bonito passou a serem símbolos da nação de “ordem” e do “progresso”. Dessa forma buscaremos demonstrar como foi a escolarização desses hábitos e como eles influenciaram uma sociedade Tendo em vista que as instalações de gabinetes dentários nos grupos escolares paraibanos, a partir de 1924, configuraram uma estratégia de mostrar que cuidar dos dentes e da boca é de completa importância para um conceito de civilização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.