IMPLANTAÇÃO DO CURSO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
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A sua vulnerabilidade aos efeitos adversos dos medicamentos decorrentes das modificações fisiológicas inerentes ao processo de envelhecimento, o uso de diversos medicamentos para um ou mais problemas de saúde (polimedicação) e o incremento das doenças crônicas, justificou a necessidade da realização de um programa de educação na Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que oferecesse subsídios para que os próprios idosos utilizassem os medicamentos de forma mais racional e segura. O curso intitulado USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS aborda temas relacionados às Ciências Farmacêuticas, de inquestionável relevância à Saúde Pública e à população idosa, sendo constituído por quinze encontros, com duração de duas horas cada e que acontecem semanalmente. O planejamento buscou contemplar os principais aspectos da utilização de medicamentos pelos idosos, transmitindo um conhecimento básico e prático sobre as alterações fisiológicas ocorridas no organismo, aspectos relevantes à utilização dos medicamentos como as reações adversas, as interações medicamentosas, a forma correta de armazenamento e de administração dos medicamentos halopáticos e fitoterápicos, os riscos dos fenômenos da polimedicação e da automedicação à saúde, a busca pelo uso racional dos medicamentos e a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. A abordagem dos temas tem como base as doenças crônicas mais prevalentes na terceira idade como a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes, os seus principais fatores de risco e respectivos tratamentos medicamentoso e não medicamentoso. Os encontros iniciam-se sempre com uma dinâmica que relembra ou revisa os conteúdos dados até o momento, em formato de caça palavras, bingos ou jogo do tipo “passa ou repassa”, entre outros. Para a transmissão das informações utiliza-se data show e material educativo impresso, para que de forma lúdica alcance o objetivo de uma melhor visualização e aprendizado das informações selecionadas. A metodologia de trabalho busca variar as formas de aprendizado e troca de saberes entre alunos e facilitadoras, sempre abrindo espaço para dúvidas, relatos de experiências e conhecimentos prévios, uma vez que os alunos sempre se mostram bastante participativos sendo possível trabalhar os talentos individuais e o potencial do apoio social advindo deste convívio em grupo. Este curso pode fazer grande diferença no dia a dia dos idosos usuários de medicamentos e também dos cuidadores, sem esquecer a relevância da transmissão de conhecimentos intergeracional em nosso meio. 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