OBSERVATÓRIOS COMO ATORES SOCIAIS NA PRÁTICA EDUCATIVA: ENSAIO TEÓRICO
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Desse modo, em todas as entidades e órgãos públicos em todas as esferas de governos, nos três poderes, a informação é de domínio público, salvo as exceções da lei (BRASIL, 2011). Nesse sentido, os observatórios são espaços públicos de divulgação do conhecimento produzido por experts e servindo de meio educativo da sociedade.\r\n Objetivo: O objetivo desse estudo é refletir sobre o papel dos observatórios como atores sociais na prática educativa.\r\n Metodologia: O presente trabalho se caracteriza como ensaio teórico, dada a sua natureza reflexiva e interpretativa. O objeto de análise do presente ensaio são os observatórios como espaços Observatórios como atores sociais na prática educativa. O processo de análise dá-se a partir da manifestação do objeto como fenômeno, qual seja o observatório como ator coletivo no universo das redes sociais.\r\n Resultados e Discussão: Observa-se uma grande variedade e riqueza de observatórios. Na área social, que envolve todas as políticas sociais, nossa área de interesse, há uma expressiva rede de observatórios que congregam a Rede de Observatório Social do Brasil (Rede OSB) (www.observatoriosocialdobrasil.org.br), composto por 78 Observatórios atuando em nível municipal, é integrado por cidadãos brasileiros como empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, se interpõem a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, numa perspectiva de justiça social. (SATO NETO, 2014). Nesse sentido, os observatórios apresentam-se como espaços de formação de opiniões e de base de conhecimentos educativos para a sociedade em geral, podendo ser acessado de forma ampla e irrestrita tornando-se.\r\n Conclusão: Os Observatórios se apresentam como instrumento de democratização da informação e da veiculação desse conjunto de opiniões sobre o processo político, favorece a inclusão social na medida em que abre espaço para os diversos atores sociais e, finalmente, serve de instrumento pedagógico e estímulo à capacidade crítica e reflexiva dos alunos, importante para seu processo de formação """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "CONTROLE SOCIAL, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, OBSERVATÓRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID1362_14092017225432.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE SANTOS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CAROLINE SANTOS" "autor_email" => "scarolinecavalcante@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31337 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 620 "inscrito_id" => 1362 "titulo" => "OBSERVATÓRIOS COMO ATORES SOCIAIS NA PRÁTICA EDUCATIVA: ENSAIO TEÓRICO" "resumo" => """ Introdução: O acesso à informação torna-se tarefa urgente à sociedade enquanto mecanismo de apropriação do público, sobretudo no contexto da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), cujas características são de que o acesso à informação é uma regra e não uma exceção e que deve ser proativo e gratuito. 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