Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ENSINO DE ÁLGEBRA: UM CASO PARTICULAR ENVOLVENDO EQUAÇÕES QUADRÁTICAS

Palavra-chaves: ÁLGEBRA, EQUAÇÕES QUADRÁTICAS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GD15 - Didática
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31295
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA: UM CASO PARTICULAR ENVOLVENDO EQUAÇÕES QUADRÁTICAS"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes sem sentido. Atualmente o ensino de álgebra, mais especificamente o ensino de equações quadráticas tem sido um desafio para os professores de Matemática. Isso ocorre, principalmente pela forma como as idéias algébricas são apresentadas aos alunos ainda no ensino fundamental.  Este artigo objetiva promover o estudo e a reflexão sobre o método de resolução de equações quadráticas (completas e incompletas) utilizando a história da Matemática e   material manipulável como recursos didáticos. As atividades a serem apresentadas foram desenvolvidas em uma escola estadual localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Constatou-se que a  História a Matemática contextualizou o objeto ser estudado (equações quadráticas),  através dela, podemos situar nosso aluno em um determinado recorte histórico. Os materiais manipuláveis ajudaram os educandos a perceber como funciona o método de complementar quadrados de forma prática. As atividades em grupo favoreceram  um maior interação, os mesmos,  nesse momento, puderam trocar experiências e sobre o método resolutivo dessas equações. A forma como o professor aborda determinada conteúdo é essencial, pois cabe ao mesmo evidenciar, quando necessário, as propriedades matemáticas envolvidas no processo, evitando ao máximo a construção de obstáculos didáticos e dando ênfase a na aprendizagem com significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD15 - Didática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, EQUAÇÕES QUADRÁTICAS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID248_20082017214543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge_cassimiro14@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31295
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 248
    "titulo" => "O ENSINO DE ÁLGEBRA: UM CASO PARTICULAR ENVOLVENDO EQUAÇÕES QUADRÁTICAS"
    "resumo" => "Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes sem sentido. Atualmente o ensino de álgebra, mais especificamente o ensino de equações quadráticas tem sido um desafio para os professores de Matemática. Isso ocorre, principalmente pela forma como as idéias algébricas são apresentadas aos alunos ainda no ensino fundamental.  Este artigo objetiva promover o estudo e a reflexão sobre o método de resolução de equações quadráticas (completas e incompletas) utilizando a história da Matemática e   material manipulável como recursos didáticos. As atividades a serem apresentadas foram desenvolvidas em uma escola estadual localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Constatou-se que a  História a Matemática contextualizou o objeto ser estudado (equações quadráticas),  através dela, podemos situar nosso aluno em um determinado recorte histórico. Os materiais manipuláveis ajudaram os educandos a perceber como funciona o método de complementar quadrados de forma prática. As atividades em grupo favoreceram  um maior interação, os mesmos,  nesse momento, puderam trocar experiências e sobre o método resolutivo dessas equações. A forma como o professor aborda determinada conteúdo é essencial, pois cabe ao mesmo evidenciar, quando necessário, as propriedades matemáticas envolvidas no processo, evitando ao máximo a construção de obstáculos didáticos e dando ênfase a na aprendizagem com significado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD15 - Didática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, EQUAÇÕES QUADRÁTICAS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID248_20082017214543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge_cassimiro14@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos atualmente é a motivação em aprender Matemática, isso é ocasionado pelo fato dela ser ensinada, na maioria das vezes sem sentido. Atualmente o ensino de álgebra, mais especificamente o ensino de equações quadráticas tem sido um desafio para os professores de Matemática. Isso ocorre, principalmente pela forma como as idéias algébricas são apresentadas aos alunos ainda no ensino fundamental. Este artigo objetiva promover o estudo e a reflexão sobre o método de resolução de equações quadráticas (completas e incompletas) utilizando a história da Matemática e material manipulável como recursos didáticos. As atividades a serem apresentadas foram desenvolvidas em uma escola estadual localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Constatou-se que a História a Matemática contextualizou o objeto ser estudado (equações quadráticas), através dela, podemos situar nosso aluno em um determinado recorte histórico. Os materiais manipuláveis ajudaram os educandos a perceber como funciona o método de complementar quadrados de forma prática. As atividades em grupo favoreceram um maior interação, os mesmos, nesse momento, puderam trocar experiências e sobre o método resolutivo dessas equações. A forma como o professor aborda determinada conteúdo é essencial, pois cabe ao mesmo evidenciar, quando necessário, as propriedades matemáticas envolvidas no processo, evitando ao máximo a construção de obstáculos didáticos e dando ênfase a na aprendizagem com significado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.