Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

HUMGBÊ E SUAS PRÁTICAS NUM TERREIRO DE CANDOMBLÉ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, SABERES Comunicação Oral (CO) GD08 - História Cultural das Práticas Educativas
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Fundamentadas na tradição, hierarquia, oralidade e ancestralidade, as práticas educativas no seio social destas comunidades circulam sob diferentes nuances: o culto aos ancestrais, as músicas e vestimentas, a beleza poética das danças de deuses, a riqueza simbólica dos mitos e rituais pertinentes ao culto, o sentido da ética e da ecologia que impregnam a vida cotidiana de uma casa de candomblé. A formação de identidades tem nos sistemas culturais uma produção incessante de significados e sentidos que é a essência da educação e da religião. Analisar esta temática é contribuir para com a História Cultural que se tem oferecido cada vez mais como campo historiográfico aberto a novas conexões com outras modalidades historiográficas e campos de saber. O objeto selecionado para este estudo foi a dimensão educativa da cultura das religiões de matriz africana e que nos levou a problematizar como desenvolveu os processos educativos de construção e transmissão de saberes culturais nas práticas cotidianas de um terreiro de candomblé. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada fez uso de um levantamento bibliográfico assim como o uso da História Oral por meios de entrevistas semi estruturadas para dar voz bem como coletar dados empíricos e registrar a memória no quesito práticas educativas dos adeptos (iniciados) da religião de matriz africana.Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no cotidiano de um terreiro de candomblé, assim como explicitar como se deu o" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID225_30072017112445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DULCE EDITE SOARES LOSS" "autor_nome_curto" => "DULCE LOSS" "autor_email" => "dulceloss@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31239 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 225 "titulo" => "HUMGBÊ E SUAS PRÁTICAS NUM TERREIRO DE CANDOMBLÉ" "resumo" => "Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no cotidiano de um terreiro de candomblé, assim como explicitar como se deu o processo de construção e transmissão desses saberes culturais. 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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no cotidiano de um terreiro de candomblé, assim como explicitar como se deu o processo de construção e transmissão desses saberes culturais. Fundamentadas na tradição, hierarquia, oralidade e ancestralidade, as práticas educativas no seio social destas comunidades circulam sob diferentes nuances: o culto aos ancestrais, as músicas e vestimentas, a beleza poética das danças de deuses, a riqueza simbólica dos mitos e rituais pertinentes ao culto, o sentido da ética e da ecologia que impregnam a vida cotidiana de uma casa de candomblé. A formação de identidades tem nos sistemas culturais uma produção incessante de significados e sentidos que é a essência da educação e da religião. Analisar esta temática é contribuir para com a História Cultural que se tem oferecido cada vez mais como campo historiográfico aberto a novas conexões com outras modalidades historiográficas e campos de saber. O objeto selecionado para este estudo foi a dimensão educativa da cultura das religiões de matriz africana e que nos levou a problematizar como desenvolveu os processos educativos de construção e transmissão de saberes culturais nas práticas cotidianas de um terreiro de candomblé. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada fez uso de um levantamento bibliográfico assim como o uso da História Oral por meios de entrevistas semi estruturadas para dar voz bem como coletar dados empíricos e registrar a memória no quesito práticas educativas dos adeptos (iniciados) da religião de matriz africana.

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