ENSINO MÉDIO E AS MUDANÇAS NO ENEM: O QUE O PIBID HISTÓRIA UFCG TEM A VER COM ISSO?
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31199 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "ENSINO MÉDIO E AS MUDANÇAS NO ENEM: O QUE O PIBID HISTÓRIA UFCG TEM A VER COM ISSO?" "resumo" => "Um dos temas recorrentes e que tem tomado ainda mais visibilidade na sociedade contemporânea, é a educação, neste contexto é necessário pensarmos: quais deveriam ser os pontos a serem analisados e revisados? Quais os objetivos deveriam ter sobre a mesma? Como o governo tem atuado no investimento e na melhora do ensino? Quais foram às ferramentas utilizadas para a formação dos professores? O presente artigo procura falar sobre algumas mudanças ocorridas na educação brasileira nas décadas de 80 e 90, evidenciando como essas transformações modificaram o cenário atual incluindo uma nova forma de avaliação nacional, gerando a oportunidade na elaboração e normatização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 1998, implicando principalmente na sua nova estruturação e formato nos anos 2009/2010. Além desse ponto, teremos a entrada do Pibid História UFCG dentro dessa demanda educacional, pondo em destaque atuação na Escola Estadual Severino Cabral. O material utilizado para a pesquisa parte desde as informações prestadas pelo MEC e pelo INEP, como de outros escritos acadêmicos que mostram as modificações educacionais que o ENEM proporcionou, buscando assim, demonstrar como a educação teve que se moldar a uma nova demanda de avaliação nacional. Dessa forma, buscaremos evidenciar como o Pibid junto as suas atividades na escola e as exigências encontradas no exame nacional, traz consigo a oportunidade de construir uma educação voltada para uma série de necessidades tanto dos profissionais em formação, quanto dos estudantes, levando em consideração as experiências e as demandas dos mesmos, evidenciando essas relações e interações junto à oportunidade de desenvolvimento mutuo e de continuo aprendizado, pontos que são essenciais para uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PIBID, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID51_13082017113145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO HENRIQUE BRITO SILVESTRE " "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "guga_brito2011.bol@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31199 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "ENSINO MÉDIO E AS MUDANÇAS NO ENEM: O QUE O PIBID HISTÓRIA UFCG TEM A VER COM ISSO?" "resumo" => "Um dos temas recorrentes e que tem tomado ainda mais visibilidade na sociedade contemporânea, é a educação, neste contexto é necessário pensarmos: quais deveriam ser os pontos a serem analisados e revisados? Quais os objetivos deveriam ter sobre a mesma? Como o governo tem atuado no investimento e na melhora do ensino? Quais foram às ferramentas utilizadas para a formação dos professores? O presente artigo procura falar sobre algumas mudanças ocorridas na educação brasileira nas décadas de 80 e 90, evidenciando como essas transformações modificaram o cenário atual incluindo uma nova forma de avaliação nacional, gerando a oportunidade na elaboração e normatização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 1998, implicando principalmente na sua nova estruturação e formato nos anos 2009/2010. Além desse ponto, teremos a entrada do Pibid História UFCG dentro dessa demanda educacional, pondo em destaque atuação na Escola Estadual Severino Cabral. O material utilizado para a pesquisa parte desde as informações prestadas pelo MEC e pelo INEP, como de outros escritos acadêmicos que mostram as modificações educacionais que o ENEM proporcionou, buscando assim, demonstrar como a educação teve que se moldar a uma nova demanda de avaliação nacional. Dessa forma, buscaremos evidenciar como o Pibid junto as suas atividades na escola e as exigências encontradas no exame nacional, traz consigo a oportunidade de construir uma educação voltada para uma série de necessidades tanto dos profissionais em formação, quanto dos estudantes, levando em consideração as experiências e as demandas dos mesmos, evidenciando essas relações e interações junto à oportunidade de desenvolvimento mutuo e de continuo aprendizado, pontos que são essenciais para uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PIBID, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID51_13082017113145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO HENRIQUE BRITO SILVESTRE " "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "guga_brito2011.bol@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }