Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A PSICOPEDAGÓGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento psicopedagógico como prática docente para melhor aprendizado do conhecimento escolar. A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, observando os aspectos da realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade. A partir do conhecimento teórico sobre o assunto, foi possível trabalhar diversas atividades nas aulas de Geografia por meio de uma abordagem psicopedagógica lúdica em uma turma do 7° ano pertencente a Educação de Jovens e Adultos – EJA, do turno da noite da Escola pública Municipal do Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo na Cidade de Queimadas, Agreste Paraibano. A turma é composta por dez alunos, deste universo analisado, 20% apresentam comportamento de Déficit de Atenção e Hiperatividades e para maior desempenho de aprendizagem dos alunos, principalmente os que apresentavam baixo nível de aprendizado, utilizou-se algumas atividades estratégicas, como: músicas, jogos, desenhos, recortes de papel entre outras atividades a fim de facilitar aulas mais produtivas e prazerosas. Os conteúdos das aulas lúdicas foram: Orientação e Localização Geografia do Brasil, Formação Regional do Brasil e População do Brasil. Os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram corresponder aos estímulos desejados, participando ativamente aos impulsos esperados. No final do semestre letivo percebeu-se que foi possível desenvolver atividades lúdicas e que elas podem ser também aplicados aos adultos resultando em aprendizagem, além de elevar a autoestima, pois o aluno percebe que é capaz de conquistar o “saber”.

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