ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COM FUNGOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31189 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 553 "titulo" => "ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COM FUNGOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => """ As aulas experimentais têm demonstrado grande relevância durante o processo de ensinoaprendizagem\r\n nos conteúdos de biologia. Em face a esta perspectiva, esse trabalho teve como objetivo\r\n estudar o reino Fungi e suas relações com o meio ambiente através da experimentação científica, com\r\n uma demonstração dos seus benefícios quando corretamente manipulados em laboratório. Para tal\r\n finalidade, foram realizadas duas aulas teórico-práticas no laboratório da escola. Essa atividade\r\n possibilitou ao docente, meios pedagógicos fundamentais para o equilíbrio e à dinamicidade da aula,\r\n ao retirar o aluno da sua zona de conforto para se aventurar, ampliar o seu raciocínio crítico, cognição\r\n e entender os fatores intrínsecos que estão vinculados à prática realizada no laboratório. Portanto, fezse\r\n necessário, utilizar uma maneira mais clara e compreensível de trabalhar os conteúdos em\r\n microbiologia de fungos, sem que estes se tornassem de difícil compreensão para os alunos, partindo\r\n da concepção de que ao executar as atividades diferenciadas e investigativas, os estudantes\r\n desenvolveriam uma perspectiva construtivista do conhecimento. Sendo assim, objetivamos a\r\n compreensão das etapas do método científico, levando o aluno ao laboratório para experimentar o\r\n processo teórico-prático, tornando-o capaz de reproduzi-lo, não como meros repetidores, mas de\r\n maneira integrada e crítica. Os resultados com esta prática confirmam que as aulas teórico-práticas\r\n servem como ponto de apoio para o professor no ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "INDISSOCIÁVEL, METODOLÓGICO, PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID553_07082017164834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA GOMES" "autor_email" => "marina.gomes02@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31189 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 553 "titulo" => "ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO COM FUNGOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => """ As aulas experimentais têm demonstrado grande relevância durante o processo de ensinoaprendizagem\r\n nos conteúdos de biologia. Em face a esta perspectiva, esse trabalho teve como objetivo\r\n estudar o reino Fungi e suas relações com o meio ambiente através da experimentação científica, com\r\n uma demonstração dos seus benefícios quando corretamente manipulados em laboratório. Para tal\r\n finalidade, foram realizadas duas aulas teórico-práticas no laboratório da escola. Essa atividade\r\n possibilitou ao docente, meios pedagógicos fundamentais para o equilíbrio e à dinamicidade da aula,\r\n ao retirar o aluno da sua zona de conforto para se aventurar, ampliar o seu raciocínio crítico, cognição\r\n e entender os fatores intrínsecos que estão vinculados à prática realizada no laboratório. Portanto, fezse\r\n necessário, utilizar uma maneira mais clara e compreensível de trabalhar os conteúdos em\r\n microbiologia de fungos, sem que estes se tornassem de difícil compreensão para os alunos, partindo\r\n da concepção de que ao executar as atividades diferenciadas e investigativas, os estudantes\r\n desenvolveriam uma perspectiva construtivista do conhecimento. Sendo assim, objetivamos a\r\n compreensão das etapas do método científico, levando o aluno ao laboratório para experimentar o\r\n processo teórico-prático, tornando-o capaz de reproduzi-lo, não como meros repetidores, mas de\r\n maneira integrada e crítica. Os resultados com esta prática confirmam que as aulas teórico-práticas\r\n servem como ponto de apoio para o professor no ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "INDISSOCIÁVEL, METODOLÓGICO, PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID553_07082017164834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA GOMES" "autor_email" => "marina.gomes02@hotmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }