PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DILEMAS IDENTITÁRIOS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31352 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 970 "titulo" => "PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DILEMAS IDENTITÁRIOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n A prática docente do educador é hoje discutida/refletida por diferentes teóricos com o objetivo de se (re)pensar continuamente a melhoria da prática pedagógica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pelos pedagogos em seu percurso formativo e identitário. Assim, para a construção deste trabalho nos fundamentamos em: Charlot (2013), Saviani (1999), Saviani (2012), Tardif (2014) e Freire (2014), dentre outros. A metodologia que fundamenta esta pesquisa é de natureza qualitativa, através de um estudo bibliográfico. Os resultados evidenciam que o pedagogo enquanto docente, por sua vez, ainda se encontra inserido em uma realidade política e social que pouco valoriza a carreira do professor. Embora exija-se cada vez mais preparo, constante atualização de saberes, o pedagogo encontra-se mergulhado em um ambiente que propaga a ideia do professor como profissional movido por uma missão, discurso que valida a precarização das condições de trabalho e baixos salários. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID970_13092017174758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIÃ IZLIA PRAXEDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIDIÃ IZLIA" "autor_email" => "midian_ps@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31352 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 970 "titulo" => "PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DILEMAS IDENTITÁRIOS" "resumo" => """ RESUMO\r\n A prática docente do educador é hoje discutida/refletida por diferentes teóricos com o objetivo de se (re)pensar continuamente a melhoria da prática pedagógica. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pelos pedagogos em seu percurso formativo e identitário. Assim, para a construção deste trabalho nos fundamentamos em: Charlot (2013), Saviani (1999), Saviani (2012), Tardif (2014) e Freire (2014), dentre outros. A metodologia que fundamenta esta pesquisa é de natureza qualitativa, através de um estudo bibliográfico. Os resultados evidenciam que o pedagogo enquanto docente, por sua vez, ainda se encontra inserido em uma realidade política e social que pouco valoriza a carreira do professor. Embora exija-se cada vez mais preparo, constante atualização de saberes, o pedagogo encontra-se mergulhado em um ambiente que propaga a ideia do professor como profissional movido por uma missão, discurso que valida a precarização das condições de trabalho e baixos salários. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID970_13092017174758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIÃ IZLIA PRAXEDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIDIÃ IZLIA" "autor_email" => "midian_ps@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }