Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS-TECNOLÓGICOS Comunicação Oral (CO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31097
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)"
    "resumo" => "O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS-TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID804_14082017200044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE"
    "autor_email" => "jessican31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31097
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)"
    "resumo" => "O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS-TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID804_14082017200044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DAYANE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA DAYANE"
    "autor_email" => "jessican31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O uso das tecnologias no ambiente educacional se ampliou bastante nesse novo cenário do século XXI. Entretanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós. Diante das mudanças que a sociedade passou e vem passando nos últimos anos, a educação foi uma das que mais sofreu com essas transformações. Posto isso, esse artigo tem como foco principal discutir as práticas avaliativas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentar alguns recursos didáticos-tecnológicos que podem ser utilizados pelo professor e discutir acerca dos critérios utilizados para a seleção desses recursos em sala de aula. Assim como também, destacar o papel do professor, diante do uso dessas tecnologias. O desenvolvimento deste estudo partiu dos seguintes questionamentos: o uso das tecnologias de informação e comunicação facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos? Os professores estão preparados para o uso dessas tecnologias dentro da sala de aula? Como ocorre a avaliação a partir da utilização desses recursos tecnológicos? Na busca por essas respostas, a metodologia adota foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa baseadas nas contribuições de Boccato (2006), Fernandes (2005), Padilha (2010) e Vianna (2005). Com a inserção da tecnologia na educação, despertou-se o interesse numa discussão que problematizasse as práticas de avaliação a partir da utilização das TIC e a formação do professor para o uso dessas tecnologias em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.